Governo discute novas parcerias com a Petrobras
Os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e do Planejamento, Lúcia Falcón, se reuniram com dirigentes da Petrobras em Sergipe para tratar sobre a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Estado. O encontro contou com a participação do gerente-geral da Unidade de Negócios Sergipe/Alagoas da Petrobras, Eugênio Dezen, acompanhado de gerentes e assessores, do presidente da Codise, Ancelmo de Oliveira, e do diretor-presidente do Sergipe Parque Tecnológico, José Teófilo de Miranda.
Os representantes do Governo do Estado apresentaram à equipe da Petrobras a oportunidade de especializar a ZPE de Sergipe na produção de máquinas e equipamentos para a indústria do petróleo. "É muito importante identificarmos uma especialização produtiva que se integre com cadeias produtivas de Sergipe, como a de petróleo e gás, uma das mais importantes da nossa economia", explicou Lúcia Falcón.
Para o secretário Jorge Santana, a formação de um grupo de trabalho para realizar essa análise é o primeiro passo. "É preciso fazer um levantamento da cadeia de suprimentos desse segmento para comprovarmos a viabilidade de especializar nossa ZPE no atendimento das suas demandas", disse ele.
Um segundo encontro entre técnicos da Petrobras, das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e da Codise vai avaliar os trabalhos. O encontro está marcado para 21 de dezembro.
Centros Vocacionais Tecnológicos
Durante a reunião, o secretário Jorge Santana propôs parceria com a Petrobras para a implantação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) especializado na cadeia do petróleo e gás. Este CVT poderá ser instalado em Carmópolis e fornecer capacitação de mão-de-obra especializada e serviços de suporte tecnológico para as empresas que ali atuam.
O gerente-geral Eugênio Dezen demonstrou interesse em viabilizar o CVT, inclusive podendo ampliar o projeto para implantar uma escola técnica em parceria com instituições como o Senai e o Cefet. "A Petrobras está disposta a apoiar o governo do Estado no que for preciso para a implantação da ZPE e na implantação de CVT’s", afirmou Dezen.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]