Governo discute meios de captação de recursos para desenvolvimento de SE
O Governo de Sergipe começou a estruturar um Fundo de Investimentos de Participação capaz de alavancar a economia do Estado, buscando novas oportunidades de negócios. Na tarde de terça-feira, 8, representantes do Governo do Estado participaram, na sede do Banese, de uma reunião técnica com consultores da Global Capital, empresa especializada em administrar fundos de investimento exclusivamente voltados para operações de crédito privado e fomento para pequenas e médias empresas.
Participaram da reunião os secretários de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, o presidente do Banese, João Andrade, o adjunto de Planejamento, Guilherme Rebouças, e consultores da Global Capital. Foram apresentadas informações básicas sobre os novos modelos de operação existentes no mercado financeiro e de que forma eles poderiam ser aplicados no Estado, criando novas oportunidades de investimentos.
"A reunião teve por objetivo conhecer como os fundos atuam, que possíveis áreas em Sergipe são de interesse de investimento e como os fundos podem se associar com os empreendedores locais e os novos que venham se instalar no Estado, para ampliar a carteira de investimento e desenvolver a economia sergipana", disse Lúcia Falcón.
"O Fundo de Investimento, que será o primeiro de Sergipe, vai utilizar recursos externos de fundos de pensão", explicou o secretário Jorge Santana, ressaltando que a iniciativa representa mais um instrumento capaz de potencializar as ações do Governo em relação ao fomento de investimentos privados no Estado.
Na busca de novas oportunidades de mercado para Sergipe, o papel do Banese é considerado fundamental. "O banco vai desenvolver um trabalho conjunto com os consultores no mapeamento das oportunidades de investimentos existentes em Sergipe. Conhecemos bem o empresariado local e suas necessidades", disse o presidente do banco, João Andrade.
De acordo com o sócio-fundador da gestora Globo Capital, Onito Barbosa, a proposta da empresa é atuar tanto no fomento a crédito para empresas de médio porte, como na formatação de fundos para investidores institucionais e corporativos.
"Estamos discutindo com o Governo de Sergipe uma forma para aumentar a presença da nossa administradora de recursos no Estado, trazendo os fundos de pensão e gerando uma troca de financiamentos com empresas locais. Nossa proposta também é disponibilizar operações de fomento, através de operações de crédito e fundos de investimentos em parceria com empresas privadas", disse o consultor.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo discute meios de captação de recursos para desenvolvimento de SE – Foto: Jairo Andrade/Sedetec