[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Saúde (SES), Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), recebeu nesta quarta-feira, 3, a Missão de Identificação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir o programa Proredes – Sergipe.

O objetivo da reunião, que aconteceu na sede da Seplag, foi dar continuidade à discussão de operação de crédito que vai contribuir para erradicação da pobreza no Estado. Parte dos recursos será destinada para investimento na qualificação das redes de atenção a saúde em Sergipe. Segundo o secretário Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, José de Oliveira Júnior, o pleito do empréstimo realizado pelo Governo do Estado ao BID teve início em 2011, com o levantamento e planejamento das prioridades de investimento em Saúde e Desenvolvimento Social.

De acordo com Oliveira Júnior, o projeto de operação de crédito está em fase de discussão técnica. “Com o resultado da reunião, temos a expectativa de conseguir ratificar as nossas perspectivas para obtenção de recursos, que serão destinados para importantes projetos de repercussão para a saúde pública. Naturalmente, essa é uma discussão preliminar sujeita a um cronograma de trabalho, já que as reuniões com o BID costumam ser caracterizadas pela elaboração muito cuidadosa e bem fundada tecnicamente”, disse.

Para a representante do BID, Márcia Rocha, o projeto elaborado pelo Governo de Sergipe vai de encontro com as políticas de erradicação da pobreza e da miséria, que é prioridade do Governo Federal e do banco. “O BID acompanhou a evolução do projeto de Sergipe desde a sua concepção. Ele é bastante coerente, aderente ao diagnóstico social do Estado. O Proredes faz toda conexão com as políticas que já estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado. O programa está totalmente alinhado com a estratégia do banco no país”, afirmou.

Para pleitear o crédito para investimentos, foi necessário que gestores e técnicos da SES preparassem a Carta Consulta, que é um pré-projeto contendo as necessidades e o planejamento das ações para que sejam desenvolvidas nas áreas que serão beneficiadas. “O Proredes vai aplicar recursos em projetos que envolvem linhas de financiamento para atenção especializada, reforço para a linha materno infantil, entre outros. É importante rever a carta consulta e trazer a discussão atualizada e linkada com as necessidades do Estado”, disse João Lima Júnior, diretor de Atenção à Saúde da SES.

Os representantes do BID permanecem em Sergipe até a próxima sexta-feira, 5, onde cumprem uma agenda de reuniões com representantes do Governo do Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.