[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma equipe da Secretaria de Estado do Turismo realizou uma visita técnica na cidade histórica de São Cristóvão na última terça-feira, 1º, onde tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de infraestrutura turística que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura do município. Estiveram presentes na visita o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, o diretor administrativo e financeiro da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Armando Batalha Júnior e o coordenado do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Joab Almeida.

Durante a visita, a comitiva da Setur também discutiu com os responsáveis pelos projetos turísticos de São Cristóvão sobre novas adequações com os gestores do município aos projetos que podem ser financiados através de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo Prodetur/Sergipe. Segundo o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, a reforma da Praça da Bíblia, as revitalizações do Espaço Pedro Batalha de Góes, do Mercado Municipal, do Atracadouro do Catamarã, do Cristo e da Bica dos Pintos, são projetos que poderão ser inseridos no Prodetur.

“O turismo nas cidades históricas tem futuro, principalmente agora com o programa de trabalho e apoio a projetos de infraestrutura turística nacional que visa atingir cidades históricas do Brasil. Cabe, então, ao Estado apoiar esse caminho com a finalidade de desenvolver o setor de turismo e, assim, aumentar o emprego e a renda das famílias. Por isso a importância da nossa vinda a São Cristóvão para dar todo o apoio da Setur aos projetos que estão de acordo com as exigências do BID. É bom ressaltar que estamos abertos e disponíveis para atender outros municípios sergipanos para a melhoria e capacitação do turismo local,” frisou Elber.

PAC das Cidades Históricas

De acordo com o secretário municipal, Armando Batalha, São Cristóvão receberá R$ 11,2 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, um programa do Governo Federal que visa à valorização dos municípios que tenham algum legado histórico para a comunidade. “A proposta deste PAC é inserir as cidades históricas nos roteiros turísticos nacionais e internacionais, gerando empregos e melhorando as condições de vida dos moradores”. Segundo Armando Batalha, este montante será utilizado na restauração de alguns monumentos da cidade a exemplo do Museu de Artes Sacras, da Igreja Matriz e da Igreja do Amparo. Ele informou ainda que obras de revitalização e de infraestrutura também serão contempladas. “Existe um potencial incrível de visitação turística aqui. A nossa ideia geral é ajudar na construção de uma base de ação para o incentivo do turismo local, organizando o município com uma infraestrutura de boa qualidade e que agrade o nosso visitante”, disse.

Já o diretor da Emsetur, Armando Junior, disse ser inegável o potencial existente na quarta cidade mais antiga do país e que os gestores locais, através dos projetos apresentados a equipe da Setur e pelo secretário de governo municipal, conseguiram provar a vontade mudar a cidade. “Os técnicos do município mostram inspiração e capacidade ao apresentarem projetos que com certeza vão transformar a cidade que se destaca como uma importante referência nacional. É nosso papel devolver o antigo charme a São Cristóvão”.
Fotos: Maxwell Corrêa

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.