[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário de Transportes e Assuntos Metropolitanos, Bosco Mendonça apresentou ao governador Marcelo Déda o Plano Diretor de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado de Sergipe. De acordo com a avaliação feita pela secretaria, o problema central desse tipo de transporte é a predominância da informalidade. "O órgão gestor não estava cumprindo as suas obrigações de fiscalizar e ter um controle sobre o setor", acrescenta Bosco, explicando que até então não havia um planejamento, acompanhamento e fiscalização do transporte coletivo intermunicipal. Todo o processo envolve a realização de audiências públicas para ouvir opiniões e sugestões da população.

De acordo com o secretário, foi feito um levantamento desde a década de 40, que marca o início do serviço de transporte intermunicipal em Sergipe. "Identificamos que primeiro surgiu o serviço, e só depois foi autorizado através da Procuradoria da Fazenda, que emitia o chamado direito de trânsito", explica Bosco. Segundo ele, nunca houve licitação para esse tipo de serviço.

O Plano Diretor de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado de Sergipe propõe a criação de quatro redes de transporte intermunicipal no Estado: principal, secundária, terciária e complementar. A principal terá 77 linhas envolvendo todos as cidades e vai ligar as sedes dos municípios e alguns povoados a Aracaju. Nesse caso, serão ofertados três tipos de serviços: expresso, sem paradas no trajeto para Aracaju, semi-expresso, com algumas paradas, e seccionado, com paradas nos povoados.  

A rede secundária contará com 18 linhas que farão a ligação intermunicipal entre as principais regiões do interior. Exemplos são as linhas Itabaiana – Lagarto e Estância – Umbaúba. A terciária será formada por 39 linhas de ônibus que circularão dentro de uma mesma região. Exemplos são as linhas Itabaiana- Frei Paulo e Itabaiana – Areia Branca. Já a rede complementar vai promover a ligação entre povoados dentro de um mesmo município.

Audiências Públicas

O Plano Diretor de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado de Sergipe está em processo de consulta popular. Estão previstas oito audiências até o mês de agosto em municípios do interior e na capital. A primeira, foi realizada em Nossa Senhora da Glória, no lançamento da Conferência Territorial do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP) do Alto Sertão. Depois disso, será formatado o projeto executivo, que vai estabelecer diretrizes a médio e longo prazo para o setor.

Participaram da apresentação do plano ao governador o diretor de Transportes da secretaria, Cézar Rocha, e o diretor de Planejamento, Fábio Rabane.  

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.