[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de fortalecer a capacidade de produção dos pequenos produtores apícolas, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento social, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), deu mais um passo importante ao entregar, nesta manhã, 12, materiais e equipamentos utilizados na apicultura a beneficiários dos projetos de apoio a Arranjos Produtivos Locais (APLs) das comunidades João Pereira, Bela Vista e Lagoa do Porco, localizadas no município de Gararu.

A solenidade de entrega do material aconteceu na sede do município e reuniu os apicultores beneficiados dos três povoados, autoridades da região, representantes da Seides e moradores do município. Após passarem por capacitações e receberem assistência técnica continuada para um melhor desempenho da atividade, chegou o momento mais esperado do projeto: a chegada dos materiais e equipamento que irão possibilitar que os produtores coloquem em prática o que aprenderam com as capacitações e iniciem a produção do mel.

A diretora do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, destacou a importância da entrega do material apícola aos beneficiários de Gararu. “Esse é um momento de felicidade e satisfação para o Governo de Sergipe porque temos a certeza de que a chegada desse material iniciará uma nova etapa de um projeto que já está dando certo. A iniciativa do Governo em apoiar os apicultores é um sucesso porque mais do que entregar materiais e equipamentos, oferece conhecimento e assistência para que a atividade seja desenvolvida de forma qualificada. Espero que a produção cresça e traga desenvolvimento para os beneficiários, suas famílias e para o município de Gararu”.

Esse também é o desejo do prefeito de Gararu, Antônio Andrade de Albuquerque, ao declarar durante o evento total apoio aos apicultores. “Fico muito feliz em poder participar desse momento marcante na vida dos apicultores de Gararu. Agradeço ao Governo do Estado por ter trazido para Gararu esse grandioso projeto e por sempre nos beneficiar com ações que melhoram a qualidade de vida da nossa população. Espero que os apicultores aproveitem essa oportunidade porque além da rede, o Governo dá o peixe e ensina a pescar, e esse é o grande diferencial”. Na ocasião, a Secretária de Assistência Social e Trabalho, Leige Maria Araújo Melo Albuquerque, anunciou que o mel produzido pelos apicultores beneficiários será um dos alimentos oferecidos pela merenda escolar e pelos Serviços de Convivência Familiar e Comunitária.

A chegada dos diversos materiais e equipamentos (colméia, suporte, alimentador, luvas, formão, vestimentas, incrustador, balde, telas excluidoras, dentre outros) marca uma fase de mudanças na vida de cada um dos apicultores beneficiários. Quem conhece bem a realidade dos apicultores da região e aposta numa nova fase para os produtores é o presidente da Associação de Apicultores de Lagoa do Porco e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Gararu, José Custódio Divino. “Estou muito feliz em poder lutar junto com os apicultores de Gararu pelo fortalecimento dessa atividade aqui na região e por melhorias na qualidade de vida da nossa gente. Só temos que agradecer ao Governo de Sergipe por apostar no nosso potencial e por acreditar que a produção de mel pode ser um meio para alcançar dias melhores”, afirma.

A beneficiária do povoado João Pereira, a apicultora Maria Lúcia Siqueira dos Santos, não escondeu a felicidade em receber o material que irá auxiliá-la em seu trabalho. “Nem tenho palavras para expressar a alegria em receber esse material. Esperei muito por esse momento, agora é só começar a praticar o que a gente aprendeu nas aulas. Espero que a produção aumente para melhorar a renda das nossas famílias. Obrigada ao Governo por lembrar dos apicultores e nos ajudar a levar em frente aquilo que sabemos fazer”.

O apicultor José Virgílio Brito, do povoado Bela Vista, que há muitos anos sobrevive da apicultura declara sua paixão pela atividade e agradece ao Governo por estar dando oportunidade de aperfeiçoar o seu trabalho. “Criar abelha é o que gosto de fazer, mesmo sem estrutura nunca desisti da atividade por isso estou aqui hoje sendo beneficiado por esse projeto maravilhoso que o Governos trouxe para a nossa região. Agora, mais do que nunca, vou me dedicar à apicultura e trazer mais benefícios para a minha família e para o lugar onde vivo”.   

O projeto

O projeto de inclusão produtiva de famílias de baixa renda através do apoio a apicultura é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Ao todo são 300 beneficiários diretos e 1.200 indiretos distribuídos em 12 comunidades de oito municípios sergipanos por meio do investimento de R$ 1.997.346,32.

O principal objetivo do projeto é implantar Unidades Produtivas de Apicultura em oito municípios sergipanos que apresentam perfil para desenvolvimento da atividade de apicultura de modo a gerar renda (mínimo de um salário mínimo para os beneficiários) para agricultores familiares. A contrapartida do município beneficiado é auxiliar as comunidades beneficiárias, facilitando o acesso às capacitações, e inserir parte da produção do mel na Alimentação Escolar (PNAE) ou em outros projetos de aquisição de alimentos, além de auxiliar na busca de mercado consumidor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.