[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A 11ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) contará com o apoio do Governo do Estado. Desde 2007, o Governo de Sergipe tem tido um apoio fundamental para a realização do festival. Este ano, a parceria veio através das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Comunicação (Secom).

“O apoio do Governo é essencial. Primeiro, porque entendemos que este apoio é uma forma de valorização e reconhecimento do festival enquanto ferramenta que movimenta o cenário audiovisual. Segundo porque seria difícil, frente às despesas do Curta-SE, manter um festival desse porte sem este co-patrocínio”, destacou a diretora executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha.

O co-patrocínio da Secom veio através de seleção. A diretoria do festival inscreveu o projeto na seleção pública que é aberta pelo Fundo de Patrocínio. “Nos últimos dois anos, recebemos o apoio por conta do Fundo de Patrocínio. Este edital público dá, ao gestor cultural, a possibilidade de inscrever seu projeto de forma democrática”, ressaltou Rosângela, ao informar que o festival também foi selecionado pelo programa Petrobras Cultural.

Carlos Cauê, secretário de Estado da Comunicação, destacou a parceria. “O Curta-SE é um festival extremamente importante para Sergipe e para o Brasil. Trata-se de um certame de audiovisual que tem crescido e atraído para nosso estado inúmeros produtores, cineastas e profissionais deste ramo, possibilitando uma feliz interação entre Sergipe e o produtores nacionais e internacionais de audiovisual. É por perceber a importância do festival que o Governo de Sergipe apoia a iniciativa”.

Apoio da Secult

A Secult cedeu o Teatro Tobias Barreto para a abertura do Festival e vem auxiliando a coordenação do evento em outras atividades. A secretária de  Estado de Cultura, Eloísa Galdino, acompanha o festival desde a sua primeira edição e enfatizou o papel do Curta-SE no cenário audiovisual.

“A cena do audiovisual em Sergipe vem ganhando força nos últimos anos e é impossível não associar esse fenômeno ao sucesso do Curta-SE. Acompanho o evento desde a sua primeira edição e, na gestão pública, sempre fizemos questão de apoiar a promoção desse festival, tendo em vista que estimular a cadeia do audiovisual no Estado é acreditar no poder da cultura local e no potencial dos sergipanos que atuam nessa área”, frisou Eloísa.

Festival

O Curta-SE acontece de 12 a 17 de setembro com mostras nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Estância. O Curta-SE conta com exibições no Teatro Tobias Barreto, Cinemark, Sesc Centro, Universidade Tiradentes e nos campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS-SE).

Na abertura do evento, o festival vai exibir ‘O Senhor do Labirinto’ pela primeira vez em Sergipe. O filme do diretor Geraldo Motta conta a história de Arthur Bispo do Rosário, um descendente de escravos nascido em Japaratuba – interior sergipano – que se tornou conhecido mundialmente pela sua produção como artista plástico. O longa, que contou com o patrocínio do Governo, foi filmado quase em sua totalidade em Sergipe.

Para conferir a programação completa do Curta-SE 11, clique aqui: www.casacurtase.org.br

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.