Governo continua capacitação de municípios para novo sistema do CadÚnico
A secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), por meio do Gerência do Programa Bolsa Família, tem capacitado os entrevistadores do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) nos municípios sergipanos. Depois de Aracaju e Canindé do São Francisco, os entrevistadores da cidade de Itabaiana estão passando pelo treinamento, que acontece no auditório da secretaria de Estado da Educação (Seed) do município até a próxima sexta-feira, 6.
Com 32 horas de duração, o curso tem como objetivo formar entrevistadores para a nova versão do sistema 7.13, que passa a funcionar online para oferecer mais agilidade e segurança no envio de informações. “O objetivo principal é formar entrevistadores para que eles venham preencher corretamente o novo formulário do Cadastro Único, que está em um processo de migração para a versão 7. Tanto o sistema quanto o novo formulário alguns municípios já começaram a migrar, como é o caso de Itabaiana”, explicou o coordenador Estadual do CadÚnico, José Carlos Ferreira Passos.
A coordenadora do Bolsa Família do município de Itabaiana, Luciene Brito, ressaltou que a capacitação é de extrema importância. “A partir dessa capacitação, iremos conseguir agregar mais cadastradores”, disse a técnica. Uma das entrevistadoras que está sendo capacitada, Eliane Peixoto, destacou a importância da iniciativa. “É necessário saber o que existia e o que existe atualmente com essa nova versão do sistema para termos clareza do nosso trabalho e para que as informações sejam passadas de forma mais sucinta e completa para os beneficiários”, observou.
CadÚnico
O CadÚnico é um instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza a realidade socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, trazendo informações sobre todo o núcleo familiar, domicílio, formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família.
A capacitação de entrevistadores é destinada a assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores sociais e físicos, digitadores e funcionários administrativos envolvidos com o preenchimento dos formulários de pessoas que serão inseridas no Bolsa Família e demais programas sociais do Governo Federal.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo continua capacitação de municípios para novo sistema do CadÚnico – Fotos: Ascom/Seides