[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Comissão Estadual Coordenadora das Comemorações Cívicas da Semana da Pátria, que tem como presidente o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, foi constituída na manhã desta segunda-feira, 10, durante uma reunião realizada no auditório do Palácio dos Despachos. Fazem parte da comissão, representantes de órgãos do Governo do Estado, da Prefeitura de Aracaju, Forças Armadas e da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe. O tema desta edição da Semana da Pátria é “Brasil de Todos os Sons e Todos os Tons: Uma França nos Trópicos no Centenário do Hino Nacional”.

Em seu pronunciamento, José Fernandes de Lima frisou a importância da participação de todos na organização do desfile cívico. “No desfile de 7 de Setembro  procuramos deixar uma mensagem de amor, respeito e confiança ao Brasil.  Por isso, é fundamental que haja o envolvimento de todos. Só assim iremos promover uma festa alegre que encha de orgulho o coração de todos os sergipanos e resgate os sentimentos patrióticos”, declarou o professor Lima.

A Comissão Estadual foi criada por decreto assinado pelo governador Marcelo Déda para planejar, organizar e executar as ações que fazem parte da programação geral das comemorações cívicas a serem realizadas em Sergipe pela passagem da Independência do Brasil.

Caberá à Comissão manter contato com as Comissões Municipais, criadas para promover solenidades alusivas à Semana da Pátria, a fim de somar esforços para aumentar o destaque dos eventos comemorativos da Independência do Brasil. As competências para o desfile cívico, de acordo com o decreto, serão de responsabilidade das secretarias de Estado da Educação (Seed), da Segurança Pública (SSP), da Cultura (Secult), da Comunicação Social (Secom), do Esporte e do Lazer (Seel) e do Cerimonial da Seed.

Desfile Militar

Durante a reunião, as autoridades militares discutiram pontos de suas responsabilidades. Eles vão organizar o desfile militar, conforme seus regulamentos, promover a segurança do palanque oficial e coordenar as ações para a segurança geral do desfile.

Os representantes das Forças Armadas foram unânimes em relação à organização e à forma como vem sendo conduzido o desfile cívico pela Seed. “Quero parabenizar a Secretaria pela organização desse momento tão significativo para o Brasil. Por isso, a Aeronáutica vai prestigiar esse evento, que tem como objetivo promover o resgate de valores pátrios”, afirmou o primeiro-tenente André, representando o Destacamento Aéreo de Sergipe.

O capitão-de-fragata Berivaldo Figueiredo, da Capitania dos Portos, também reforçou a importância da participação das Forças Armadas no desfile cívico. “A Marinha do Brasil estará presente ao desfile com um contingente que abrilhantará e deixará uma mensagem de patriotismo para todos que assistirem ao desfile”, disse.
Pensamento semelhante ao do capitão Cardoso que, na ocasião representou o 28º Batalhão de Caçadores. “Mais uma vez o Exército se fará presente ao desfile com um contingente de 350 homens. É uma forma de nos aproximarmos mais da sociedade e fazer uma demonstração do que dispomos para promover a defesa do país”, concluiu.

Programação

Na ocasião, o chefe do Cerimonial da Seed, Almir Garcez, apresentou o roteiro do desfile cívico que acontece no dia 7 de setembro e a programação elaborada pela Secretaria envolvendo desfiles de escolas, exposições e outras atividades cívicas.

“As comemorações da Semana da Pátria começarão no dia 1º de setembro com o hasteamento das bandeiras, acendimento da pira da pátria e a 70ª corrida do fogo simbólico, em solenidade a realizar-se na praça Fausto Cardoso, a partir das 8h.

No dia 7 de setembro, a partir das 8h, na avenida Barão de Maruim, terá início o desfile cívico militar com a participação dos pelotões das Forças Armadas e Polícia Militar e mais 24 unidades de ensino da rede estadual, quatro da rede particular e dois da rede federal. “O desfile contará com três carros temáticos representando o Brasil e a França através de manifestações culturais e marcos arquitetônicos dos dois países”, concluiu Almir.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.