[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) – em parceria com o Ministério do Turismo – fará um investimento de R$ 400 mil na recuperação do edifício do Cacique Chá. O processo de licitação de reforma do local já foi concluído, e tudo indica que as obras devem ser iniciadas no próximo mês de março pela empresa Radial Engenharia LTDA, que terá um prazo de 12 meses para entregar o benefício à população sergipana.

O montante investido faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e será aplicado também na restauração dos painéis do artista sergipano Jenner Augusto. De acordo com o secretário do Turismo, Jorge Santana, a ação fortalece o setor turístico. “A reforma do Cacique Chá se integra à Rua do Turista, ao Centro de Turismo, que também será reformado, e ao Palácio Museu Olímpio Campos, formando um complexo de notável significado turístico, integrando-se ao roteiro de visita ao centro da nossa capital”, pontua.

A informação é reforçada pelo diretor-presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto de Lima. “O Cacique Chá sempre foi um marco da cidade de Aracaju, um ponto de encontro da intelectualidade sergipana. Com esta reforma, se resgata um símbolo da cidade. Não posso deixar de mencionar também a importância da recuperação dos painéis do artista Jenner Augusto, um patrimônio histórico e cultural sergipano”, destaca.

Outra parceria importante para a reforma do Cacique Chá veio da Secretaria de Estado da Cultura. Para a titular da pasta, Eloísa Galdino, a reforma do Cacique Chá representa a recuperação de  mais um espaço que abriga um pouco da  história e da cultura de Sergipe.

“Nossa gestão busca  reconhecer e valorizar  as mais variadas vertentes da cultura, alinhada com parceiros que reconhecem seu valor e que estão dispostos a nos ajudar nessa caminhada. Por isso, nos empenhamos, junto com a Sedetec e a Emsetur, para que a licitação do Cacique Chá se tornasse realidade e para que tivéssemos aquele espaço tão importante de volta. Através da reforma do Cacique Chá, estamos restaurando um patrimônio e, com isso, resgatando a memória social que ele possui. Um espaço que por muito anos foi símbolo da boemia em Sergipe. Além disso, teremos a restauração dos painéis do artista Jenner Augusto, grande representante das artes visuais do nosso Sergipe”, afirma a secretária.

Entidades turísticas

Quem também destaca a relevância da recuperação do Cacique Chá é a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), Irma Karla. “A revitalização do Restaurante Cacique Chá realmente é uma ação muito importante para o turismo sergipano. Vai ser mais um atrativo na capital para levarmos nossos turistas. Os visitantes já elogiam a conservação do nosso patrimônio histórico e ficarão ainda mais deslumbrados com uma infinidade de atrativos num mesmo local: Catedral Metropolitana, Centro de Turismo, Palácio Museu Olímpio Campos, Palácio Inácio Barbosa e, com a reforma, o Cacique Chá. Faço aqui uma sugestão de que além da obras de Jenner Augusto permanecerem no espaço, possa inserir também as obras de Artur Bispo do Rosário”, opina Irma Karla.

Já a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis / Sergipe (ABIH/SE), Kátia Pimentel, declara que a instituição está pronta para apoiar e incentivar o projeto de revitalização. “Acreditamos tratar-se de um marco integrante da história sergipana. Ponto de encontro de intelectuais e de famílias tradicionais da nossa sociedade nos ditos anos dourados, o Cacique Chá merece continuar dentro da proposta de restauração encabeçada pela equipe do Prodetur, pois trata-se de um ponto histórico que faz parte do acervo turístico de nosso Estado”, comenta.

Cacique Chá

O Cacique Chá foi inaugurado no início dos anos 50 e já abrigou o reduto boêmio da década de 80, quando obteve seu apogeu por reunir pensadores e artistas em torno de conversas e criações artísticas. Um dos destaques da reforma está relacionado com os painéis de Jenner Augusto, que emolduram o espaço retratando índios sergipanos. As obras ganharão uma recuperação digna desse artista, que foi pioneiro em Sergipe ao levar para as ruas obras de artes grandiosas, tornando a ideia de transformar espaços públicos em verdadeiras galerias.

Os painéis de Jenner Augusto terão um lugar de destaque no projeto de recuperação do Cacique Chá, assim como outros artistas sergipanos que terão a oportunidade de expor suas obras nesse novo espaço, que servirá ainda como equipamento turístico. O novo prédio estará em sintonia com as obras de reforma e restauração das proximidades, como é o caso do Palácio Olímpio Campos, Procuradoria Geral do Estado, Centro de Turismo e Rua do Turista. As obras serão acompanhadas pela recriada Secretaria de Estado do Turismo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.