[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), promoveu durante a manhã desta terça, 25, solenidade em comemoração aos 15 anos da Política Estadual de Recursos Hídricos. O evento, que contou com a participação da representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Alessandra Daibert, foi realizado no auditório da Codise e teve seu ponto alto o lançamento do Atlas Digital de Recursos Hídricos versão 2012.

Na abertura do evento, Alessandra Daibert destacou a importância do menor Estado da Federação estar classificado nas semifinais do Prêmio ANA, mediante a execução de dois projetos: um referente à categoria Governo em que encontra-se o Atlas Digital e o segundo sobre Organismos de Bacias, que é o do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba. “O trabalho desenvolvido pela Semarh mostra como a gestão de recursos hídricos em Sergipe está bem representada e fortalecida”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, afirmou que durante esses seis anos de Governo, o Estado vem caminhando com atitudes firmes e marcantes na área do meio ambiente e que um dos primeiros ganhos dessa política se constituiu na área de recursos hídricos com a criação da Superintendência de Recursos Hídricos da Semarh.

“Outro ponto marcante durante esses 15 anos se deu a partir do surgimento dos comitês de bacias dos rios Japaratuba e Piauí, fortalecendo assim outros comitês como o Sergipe, levando em consideração a participação popular”, frisou o secretário.

Ainda em seu discurso Genival destacou outras ações do governo na área de recursos hídricos: a ampliação e modernização das adutoras do Alto Sertão e Sertaneja; a construção da Adutora do semi-árido que permite a regularização do abastecimento das localidades atendidas estendendo o benefício a centenas de novos povoados, que não contam com fontes alternativas de abastecimento. “Essas iniciativas do governo, concluída em dezembro de 2011, com investimento da ordem de R$ 107,6 milhões, recursos do Estado de Sergipe e do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), ampliaram de 170 mil para 330 mil o número de pessoas atendidas, residentes na região mais carente do Estado”, frisou.

O secretário citou outras realizações do Governo de Sergipe na área de Recursos Hídricos, a exemplo da ampliação do Sistema Integrado de Adutoras do Agreste; a ampliação do Sistema Integrado de Adutoras do Piauitinga; a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos; Implantação, Operação e Manutenção da Rede Hidrométrica de Sergipe; Implantação da Rede de Qualidade das Águas de Sergipe; Implantação, Operação e Manutenção da Rede Meteorológica de Sergipe; Implantação do Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos; Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos;  e Gerenciamento Integrado de Águas Urbanas.

Atlas Digital 2012

Após a abertura do evento aconteceu o lançamento do Atlas Digital de Recursos Hídricos versão 2012, feito pelo diretor do Departamento de Administração e Controle dos Recursos Hídricos da Semarh, João Carlos Rocha. Em seu pronunciamento ele disse que o Atlas reúne e integra em Banco de Dados mais de 100 mil informações digitais, que auxiliam a gestão dos recursos hídricos no Estado. Pontuou também que suas informações são relativas à infraestrutura hídrica (poços tubulares, barragens, adutora), hidrografia, uso da terra, águas subterrâneas, rodovias, limites municipais, bacias hidrográficas, relevo, geologia dentre outras informações, sendo incluídas ainda imagens do satélite SPOT e um modelo digital de elevação do terreno de todo o Estado.

“O Atlas Digital  incorporou a gestão dos recursos hídricos  nas tomadas de decisão do Governo e nos mais variados estudos que requerem o uso de mapas, já que é a única ferramenta disponível em Sergipe que apresenta espacialmente uma ampla diversidade de aspectos físicos e econômicos”, disse João Carlos Rocha.

Águas de Sergipe

Encerrando a solenidade dos 15 anos da Política Estadual de Recursos Hídricos, o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, fez uma palestra sobre o Projeto Águas de Sergipe (PAS). Disse que já foi assinado convênio entre o Governo do Estado e o Banco Mundial para liberação de empréstimo na ordem de U$ 117 milhões para fortalecer o marco institucional e de políticas para a gestão integrada dos recursos hídricos e meio ambiente em Sergipe, implantando ações que contribuam para a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Sergipe.

“Vale ressalvar que o PAS prioriza investimentos na bacia hidrográfica do Rio Sergipe, principal rio estadual e a região metropolitana de Aracaju, buscando a expansão e melhoria da infraestrutura hídrica e de saneamento ambiental desta bacia, proporcionado à recuperação, proteção e o potencial aproveitamento sustentável de seus recursos naturais”, citou Ailton Rocha.

Participação

Dando sua contribuição sobre os 15 anos da Política Estadual de Recursos Hídricos, o deputado federal Márcio Macedo destacou que Sergipe vem apresentando novas experiências e inovações na parte de acompanhamento hídrico, referindo-se assim sobre a atualização do Atlas Digital versão 2012.  “Durante esses seis anos de Governo, Sergipe tem se tornado referência nacionalmente pela preocupação ao meio ambiente, garantindo assim uma melhoria na qualidade de vida do seu povo”, comentou o deputado, que foi secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

A solenidade contou ainda com a apresentação do coral da Emurb; do secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento; do diretor presidente do ITPS, José Patrocínio; do chefe de pesquisas e desenvolvimento da Embrapa, Ronaldo Resende; dos presidentes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do rios Sergipe, Japaratuba e Piauí,; representantes da Adema,  Ibama, Seplag, Deso, Fapitec, UFS, Codise, Pio X, DNOCS, Unit, FIES, entre outras instituições.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.