[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), entregou a cerca de 150 beneficiários do projeto de inclusão produtiva por meio da Piscicultura nos municípios de Ilha das Flores, Pirambu, Santana do São Francisco e Telha, seus certificados de conclusão de curso capacitação inicial nas áreas de ‘Gestão de Empreendedorismo’ e ‘Associativismo e Cooperativismo’.

A certificação é resultado do Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

“Não é fácil conseguirmos recursos do Governo Federal e principalmente batermos as metas exigidas por ele. Com o Novos Rumos, essas metas estão sendo atingidas a contento, pois percebemos que estamos construindo um programa que tem trazido muitas oportunidades à população do estado. Dentro dele, o fortalecimento da piscicultura é uma grande meta”, ressaltou a secretária de estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

O aluno José Carlos Santos, de Ilha das Flores, disse que já vive da pesca há 10 anos, mas que as qualificações profissionais são fundamentais para aprimorar o seu conhecimento. “O curso foi muito importante para mim, eu aprendi muito, que antes não sabia. Tenho orgulho desse certificado que acabei de receber”.

Segundo o prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, presidente da Federação dos Municípios de Sergipe, o governador Marcelo Déda está dando uma grande oportunidade à população de pescadores do município através do programa Novos Rumos.

“O Governo está fazendo por onde essas pessoas melhorem sua qualidades de vida e se qualifiquem profissionalmente. Posso dizer que temos uma grande honra de receber esse projeto em nosso município. Temos muito agradecer ao governador Marcelo Déda e à secretária Eliane Aquino ”.

A aluna Josânia da Silva Santos, de Santana do São Francisco, falou em nome dos colegas e destacou a participação das mulheres na capacitação. “Temos que agradecer a Deus e ao Governo de Sergipe pela oportunidade que nos deram para fazer esse importante curso de qualificação profissional. Sou uma mulher guerreira, por isso aproveito todas as oportunidades que aparecem para melhorar a qualidade de vida da minha família”, agradeceu.

Assinaturas

Além da entrega dos certificados desta primeira fase do projeto, ocorreram também as assinaturas dos termos de adesão ao ‘Novos Rumos’ de quatro prefeituras (Ilha das Flores, Pirambu, Santana do São Francisco e Telha), e assinaturas dos termos de compromisso com associações de cada cidade.

Com os termos, as prefeituras se comprometem a ajudar na seleção de beneficiários, facilitar o acesso deles aos cursos e espaços para realização das aulas, quando necessário, além de viabilizar a aquisição da produção. Já as associações vão assumir o compromisso de cumprir regras que garantam a manutenção da iniciativa como um projeto coletivo, e nunca de propriedade de presidentes e /ou gestores de associações.

Também foram realizadas palestras com a participação de representantes do Departamento de Assistência Social (DAS/Seides) sobre os serviços socioassistenciais disponíveis em cada localidade e do Banco do Estado de Sergipe (Banese) a respeito do Programa de Microcrédito desenvolvido pela instituição.

‘Novos Rumos’

O curso de piscicultura do programa ‘Novos Rumos’ oferece a capacitação para 150 famílias dos municípios de Ilha das Flores, Santana do São Francisco, Pirambu e Telha. Lançado em agosto de 2011, o Programa Sergipano de Qualificação Profissional resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos buscar vagas no mercado de trabalho ou aperfeiçoar seu conhecimento na área em que atua.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.