[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cerca de 500 alunos que integraram o Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’ receberam nesta sexta-feira, 2, os certificados de conclusão dos cursos. O evento foi realizado no auditório Atalaia do Centro de Convenções, com a participação da secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino.

Lançado em agosto de 2011, o ‘Novos Rumos’ resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Durante a solenidade, a secretária Eliane destacou a integração entre a Inclusão, Educação e Trabalho para a realização do Novos Rumos e parabenizou, em especial, a senhora Francisca, de 71 anos, que concluiu o curso de pedreiro. “A dona Francisca é um exemplo de persistência e vontade de aprender cada vez mais. É uma grande satisfação entregar esse certificado para ela. Espero que muitos jovens aqui se espelhem nesse exemplo”.

Eliane ressaltou ainda a parceria com o Sistema S “por ter consciência da responsabilidade e da qualidade dos cursos ofertados. Sabemos que os alunos estão em boas mãos. A nossa intenção também é inovar a parceria e provocar o Sistema S para que ele abra vagas de qualificação para pessoas de baixíssima escolaridade, para que elas encontrem caminhos para ficar longe da extrema pobreza”.

Para o presidente da Federação do Comércio de Sergipe, Abel Gomes, a parceria entre o Governo do Estado e o Sistema S foi muita exitosa. “É com grande satisfação que o Senac realiza esse convênio com a Seides. Em 2010 o mesmo convênio abrangeu os 75 municípios sergipanos. A nossa intenção é que consigamos capacitar cada vez mais o maior número de pessoas. Esse ano o Senac abriu um banco de oportunidades para cadastrar aquelas pessoas que não conseguiram emprego imediatamente”.

O gerente de Relações com o Mercado do Senai, José Wolney dos Anjos Filho, parabenizou os alunos pela esforço e pela formação. “Não adiantaria apenas o esforço do Governo e do Senai se não existissem alunos com força de vontade para aprender e se profissionalizar. Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho que foi realizado, e os jovens e adultos que estão concluindo os cursos, devem pensar que esse é começo de uma nova vida”.

O secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, também prestigiou o evento. “É sempre um grande prazer participar de eventos onde alunos são certificados com qualificação profissional. Os jovens e adultos que recebem certificados nesta manhã podem ter a certeza que deram um passo a frente para conseguir um futuro melhor, ou seja, a inserção no mercado de trabalho”.

A secretária adjunta da Educação (Seed), Hortência Araújo, destacou o empenho dos alunos das escolas estaduais em participar dos cursos. “Foi muito boa a aceitação dos alunos para participar dos cursos de qualificação. É preciso ter em mente que a educação é o caminho para conseguir uma boa ascensão social”.

Certificações

Foram certificados os alunos que realizaram cursos de bijuterias, auxiliar de cozinha, bolos e tortas, cabeleireiro, confecção de peças íntimas, costureira, drinks  e coquetéis, garçom, impressor em serigrafia, jardinagem, recepcionista, vendedor, empregado doméstica, pedreiro polivalente, pedreiro de Estrutura, instalador hidráulico, instalador elétrico, carpinteiro, pintor imobiliário, gesseiro, pacthwork, informática básica e informática avançada.

Ao todo, o programa vai beneficiar 2.720 pessoas distribuídas em 23 municípios sergipanos selecionados com base no seu Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF). Para isso, a  Seides firmou convênio com o Senac e Senai para prestar serviço de qualificação profissional. Nessa primeira etapa, o Governo investiu R$ 852 mil.

Aprendizado

Para o aluno do curso de Informática Avançada, estudante do Colégio Estadual Governador Valadares, José Vitor Silva Santos, de 15 anos, o curso foi muito proveitoso. “Aprendi bastante, o professor foi muito bom e me ensinou muito. Tenho vontade de fazer algum curso de informática na faculdade e o curso do Novos Rumos me deixou ainda mais empolgado”.

Para Itamara Travassos Santos, de 20 anos, aluna do curso de bolos e tortas, foi uma grande alegria ter mais essa qualificação no meu currículo. “Sempre gostei de cozinhar, principalmente de fazer bolos. A oportunidade de me aperfeiçoar foi maravilhosa, pois tive aulas com muita qualidade e já me sinto preparada para receber encomendas”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.