[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) irá beneficiar 24 famílias que apresentam condições mínimas de habitabilidade como casas de taipa, barracos e palafitas. As casas já estão em fase de acabamento e serão entregues em breve.

Homens, mulheres e crianças já podem vislumbrar um futuro melhor com moradia digna. É o que afirma Maria Domingas de Jesus, de 36 anos. “Depois de tanta chuva no ano passado, minha casa ficou condenada. Está cheia de rachadura, a ponto de cair na minha cabeça. Graças a Deus vou ter uma casinha boa para morar com o meu pai e os meus sobrinhos. Esse foi o melhor presente que eu podia receber este ano”, relata Domingas.

A secretária de Ação Social do município, Hélia Santana Aragão, destaca a importante parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Estância na construção das casas. “A Seides já havia beneficiado a população de Estância com outras 24 casas. Essa nova etapa terá mais 24 residências entregues. Ficamos felizes com a quantidade de famílias que terão uma nova moradia”, ressalta a secretária.

“Desde 2009, quando assumi a Secretaria, não tenho do que reclamar. O Governo do Estado sempre esteve disposto a nos ajudar no que fosse preciso. Sempre pensamos juntos em benefício da população de Estância”, destaca a secretária.

Prestes a receber uma casa própria, a doméstica Marinez Santana e seu marido, o pintor Adenilson da Conceição, estão vivendo em uma moradia emprestada. “Morávamos em uma casa de taipa e quando a chuva veio em 2009, foi tudo embora. Minha irmã emprestou um lugar para eu morar. Sou muito agradecida por isso, mas agora sei que vou ter a minha casinha”, ressalta Marinez.

O sossego da casa própria também será uma conquista para a filha de Helena Gonçalves. “A minha filha de 17 anos vai morar nessa casa com os meus dois netos e o meu genro. Ela morava longe de mim e a chuva do ano passado derrubou a casa de barro onde eles viviam. Hoje, estou feliz e tranquila, já que vão morar em casa segura”, destaca Helena.

Programa

Através do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, a Seides desenvolve esta modalidade de construção para novas unidades habitacionais. Também fazem parte do projeto melhorias habitacionais, especialmente com a substituição de habitações subnormais (casas de taipa, barracos e palafitas) por novas unidades em alvenaria.

Atualmente, já está em andamento a construção de 792 unidades em 33 municípios sergipanos. Todas as casas têm segurança na estrutura física, com áreas de iluminação e ventilação adequadas, além de instalações hidrossanitárias e elétricas em conformidade com as normas técnicas. A execução do projeto se dá com licitações para contratação direta pela própria secretaria.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.