[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Consolidar a reforma sanitária mediante a qualificação da operacionalização da assistência de forma sustentável, visando assegurar a melhoria das condições de saúde da população do estado de Sergipe. Esse é o objetivo da negociação de uma carta consulta junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que abrange as secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Saúde, Inclusão Social e Desenvolvimento Urbano.
 
Para consolidar o empréstimo, a Carta Consulta está em fase final de elaboração e passa por revisões para se adequar às exigências do Banco e ser submetida à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex/Seain/MP). “Nessa reunião, vamos tratar com o BID mais a fundo o projeto, submeter a uma avaliação preliminar de adequação. Iremos avaliar detalhes de ordem técnica e aspectos de ordem burocrática”, explicou Ana Cristina Prado, secretária adjunta de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão.
 
O chefe da divisão da Proteção Social e Saúde do BID, Ferdinando Regalia, disse que esse momento é importante. “Há detalhes que precisam ser ajustados para estar corretamente nas especificações da carta consulta. Além de avaliar o detalhamento, iremos também discutir sobre os novos passos à seguir para concretizar a negociação”, ressaltou Ferdinando.
 
A carta consulta envolve projetos de investimentos na área da saúde, que terão impactos também nas áreas das Secretarias de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides) e do Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Na área da Saúde, o projeto que envolve cinco secretarias de Estado, sendo três com atividades fins, pretende combater doenças negligenciadas como a esquistossomose e anemias crônicas provenientes de verminoses. Essas doenças são mais facilmente adquiridas em regiões mais pobres do estado devido à falta de banheiros equipados com vasos sanitários nas residências e de sistema de esgoto.

Além da promoção e prevenção em Saúde para o desenvolvimento social, o projeto contemplará a rede de atenção especializada e parcerias público-privadas para construção, gerenciamento e compra de equipamentos para novas unidades de saúde que o Governo do Estado construirá.

Participaram ainda da reunião, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos; Ciro Brasil, diretor de planejamento da Seides; Joelson Hora, da Sedurb; o superintendente de Captação de Recursos da Seplag; Marcos Venícius, além de assessores técnicos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.