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A Secretaria de Estado da Educação (SEED) ampliou em 10 mil o número de refeições diárias servidas nas escolas da rede, na capital e interior. No total, agora são 168. 944 mil merendas. As refeições atendem mais de 160 mil estudantes matriculados em instituições de ensino fundamental, quilombola e indígena, creches, educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio integral e centros de excelência.

Para atender esta clientela diversificada, a SEED segue as orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE) e oferta cinco cardápios variados, respeitando a cultura e a necessidade dos estudantes. Nas escolas que oferecem educação quilombola e indígena, por exemplo, o cardápio consta de pratos à base de batatas e inhame, descartando o uso de itens industrializados. Já no EJA, o cuscuz de milho é um dos pratos mais apreciados.

Além de ampliar a quantidade, a Secretaria de Educação também melhorou a qualidade e a forma de preparo das refeições elaboradas por nutricionistas e submetida à aprovação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Capacitações de merendeiras e melhora do cardápio foram passos decisivos para garantir a melhoria do sabor dos alimentos servidos à classe estudantil da rede estadual.

"Fizemos um novo estudo na estruturação do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e mudamos a maneira de distribuição da merenda. Agora o alimento sai casado", disse a diretora do departamento, Ednéia Eliza Cardoso Sobral. Ela ressaltou que a iniciativa fez com que aumentasse a aceitabilidade dos alunos em relação ao cardápio oferecido.

Ednéia Eliza informou que para acompanhar as formas de recebimento, armazenamento, preparo e oferta da merenda nas 400 escolas da rede, o DAE criou o Sistema de Atendimento à Escola (SAE) que permite manter uma supervisão diária dessas ações.  O departamento também está mantendo contatos com as diretorias regionais promovendo encontros, de forma a discutir a nova sistemática de distribuição da merenda.

Importância

De acordo com o secretário da Educação José Fernandes de Lima, através do número de refeições diárias ofertadas pela Secretaria pode-se ter a idéia do volume e da importância que a merenda tem para a educação.

"A merenda é um item fundamental para o desenvolvimento das ações pedagógicas na escola, sendo assim a Secretaria da Educação vem ampliando e criando mecanismos que possam contribuir fundamentalmente para que o Programa de Alimentação Escolar seja um sucesso para todos", ressaltou o secretário.

Números

Para garantir o atendimento às escolas, estão sendo adquiridos equipamentos para a cozinha, com investimentos na ordem de R$ 680.416,00. Foram comprados e estão sendo entregues 200 freezers, 150 geladeiras, 457 fogões, 887 utensílios domésticos, 80.000 kits de merenda escolar, 2.500 toucas e aventais e 400 balanças. Além disso, foram admitidas 78 merendeiras por meio do último concurso e está sendo feito um levantamento sobre as condições estruturais das despensas nas escolas.

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