[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, inauguraram nesta segunda-feira, 22, as obras de ampliação e modernização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica do Hospital Cirurgia. A nova estrutura vai reduzir a fila de espera que existe atualmente para cirurgias cardíacas, inclusive as infantis.

O Estado realizava, em média, 40 procedimentos cirúrgicos por mês. A expectativa agora é aumentar este número para 60. O investimento do Governo, superior a R$ 1,4 milhão, vai melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes cardíacos e permitir um aumento de 50% no número de cirurgias realizadas na unidade. Em Sergipe, a UTI cardíaca do Hospital Cirurgia é a principal deste tipo a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com secretário, a iniciativa faz parte de um amplo projeto de reestruturação e reorganização da rede hospitalar de Sergipe. "O Governo vem investindo bastante nessa área. Ainda este ano devem sair os vencedores das licitações para a construção dos Hospitais Regionais de Lagarto e Estância, bem como as obras de ampliação e reestruturação das unidades hospitalares de Propriá, Boquim, Simão Dias e Porto da Folha", disse Rogério.

O governador Marcelo Déda destacou que a tarefa de renovar e qualificar a política pública de saúde exige coragem para refazer práticas administrativas. "É preciso alterar legislação, repensar procedimentos, introduzir novas técnicas e construir uma nova cultura na mente daqueles que são operadores desse sistema, médicos, enfermeiros e demais servidores. É um trabalho planejado para médio e longo prazo, não é uma tarefa para um dia ou um ano", afirmou Déda.

Rogério Carvalho acrescentou que a reestruturação da UTI representa, também, a continuidade de um projeto que começou em 2003, na Prefeitura de Aracaju, com a criação do conceito de hospital horizontal. "Naquele momento definimos para cada unidade hospitalar o papel que elas desempenhariam na conformação de uma rede complementar não concorrente. Fico muito feliz ao ver que hoje a gente dá mais um importante passo nesse sentido", comentou.

Antiga solicitação

O diretor-geral do Hospital Cirurgia, Darcy Tavares Pinto, destacou que a modernização da UTI cardiológica é uma solicitação antiga dos cidadãos e dos profissionais da área. "Durante muito tempo, fomos obrigados a reduzir drasticamente o número de cirurgias cardíacas. Dispúnhamos de recursos humanos, mas faltava estrutura física", frisou o diretor.

A UTI passa a dispor de 14 leitos de intensiva e semi-intensiva para adultos e crianças. "Antes eram dez, mas apenas sete leitos tinham condições de funcionar. Nos demais, faltavam equipamentos e alguns estavam sucateados", acrescentou o médico.

Melhorias

Além da reforma estrutural, o Estado viabilizou a compra de uma série de equipamentos para a unidade, como respiradores, monitores cardíacos, mesas cirúrgicas e berços aquecidos, entre outros. "Também foram adquiridos mobiliário e material para consumo no dia-a-dia", frisou Tavares, acrescentando que o Governo repassa mensalmente R$ 800 mil para custeio e manutenção do hospital.

O Hospital Cirurgia foi fundado em maio de 1926, no governo de Heráclito Cardoso. Até aquele momento, só existia na capital o Hospital Santa Isabel. A unidade hospitalar, que já abrigou na década de 60 o curso de Medicina que hoje pertence à Universidade Federal de Sergipe (UFS), realiza transplantes cardíacos há mais de dez anos. Atualmente, o hospital realiza cerca de 700 cirurgias gerais por mês.

Mais serviços

Segundo o secretário Rogério Carvalho, o serviço de neurocirurgia também deverá ser instalado no Hospital Cirurgia nos próximos 60 dias. "Este é outro importante serviço que vai consolidar o hospital como uma referência para a alta complexidade. Trata-se de uma unidade hospitalar que não é estatal, mas pública. Em nosso conceito de público, o serviço precisa estar, de fato, disponível para a população e mediado por regras transparentes de utilização e acesso", garantiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.