[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promoveu na manhã dessa quarta-feira, 24, a Conferência de Apresentação das Patologias, Diagnósticos e Tratamento da Triagem Neonatal. Através dessa ação, que aconteceu no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a SES pretende atualizar 75 médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) que atuam nos postos de saúde e realizam o diagnóstico do teste do pezinho.

“”Na semana passada, promovemos uma atualização para os enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Essa conferência veio para discutir sobre o diagnóstico e o tratamento que são conferidos pelo profissional médico após o recebimento do diagnóstico da triagem neonatal””, disse o assessor da coordenação de Atenção Especializada da SES, Vinícius Guimarães.

De acordo com a coordenadora Estadual de Atenção Especializada, Luciana Alves, quando o exame aponta alguma patologia, o médico na Unidade Básica de Saúde deve realizar o primeiro atendimento para esclarecer à mãe  do recém-nascido sobre a patologia identificada e referenciá-la para o Hospital Universitário (HU), que é a unidade destinada para realizar a triagem neonatal em Sergipe.

““A partir desse momento, eles conhecerão mais sobre as patologias identificadas na triagem a fim de obter o conhecimento necessário para direcionar o encaminhamento e proceder às condutas adequadas com os usuários. Dessa forma, pretendemos garantir o funcionamento em rede  e assegurar a continuidade do tratamento””, afirmou.

Durante toda a manhã,  o conteúdo foi trabalhado através de uma metodologia expositiva, que aprofundou a discussão sobre Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias e Fibrose Cística. “”Através do conteúdo abordado, os profissionais poderão identificar as possíveis complicações e reforçar o atendimento prestado pelo HU no controle dessas doenças””, explicou o palestrante, Roberto José Rabelo.

Para o médico de Macambira, Elso de Freitas Moisinho, a conferência foi muito proveitosa. “”A medicina evolui a cada dia e, por isso, momentos de atualização são essenciais. Nessa ação de hoje,  obtivemos informações que  vão contribuir para a assistência prestada na unidade. Com o aperfeiçoamento, podemos melhorar a qualidade de vida desses pacientes””, finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.