[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A abertura do Arraiá do Povo, neste domingo, 1º, contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde. Através do Programa Estadual de DST/AIDS, da Vigilância Sanitária e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), os freqüentadores e comerciantes do Arraiá terão acesso a informações sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), conservação e higiene de alimentos, além de atendimento médico de urgência.

A equipe da Vigilância Sanitária iniciou suas atividades com visitas de orientação aos comerciantes de alimentos em barracas, bares do arraiá e carros de lanches. De acordo com a gerente de Alimentos, Silvina Aquino, o primeiro dia da festa sempre é o dia das adaptações ao espaço físico ocupado pelos comerciantes, por isso os fiscais orientam e apontam situações que podem ser melhoradas.

"Optamos pela orientação de proteção, higiene e manipulação dos alimentos. Quando a festa começa, fazemos as visitas para ver se eles estão acatando nossas orientações. Diante de alguma irregularidade, conversamos sobre os riscos que eles podem causar à saúde dos consumidores. Quando algum comerciante persiste no erro, a Vigilância Sanitária notifica e pode até apreender o produto ou interditar o estabelecimento", explica Silvina Aquino.

De acordo com Silvina, é fundamental estar atento ao acondicionamento e conservação de alimentos, ao armazenamento adequado e em local seguro de utensílios e produtos para manusear e preparar os alimentos, além do cuidado com o descarte do lixo. "O pessoal da cozinha deve ainda retirar de brincos, relógios ou pulseiras", acrescentou Silvina.

Para o empresário Hamilton Santana, proprietário de um bar montado na cidade cenográfica do Arraiá, a fiscalização sanitária é essencial para a qualidade do serviço prestado aos freqüentadores do arraiá. "Participo da festa há pelo menos quatro anos e cuidar da higiene é fundamental", afirmou. Além da fiscalização, a Vigilância Sanitária está disponibilizando duas equipes que vão trabalhar com freqüência nos dias que tiver programação no Arraiá do Povo, com a orientação e distribuição de material educativo.

DST/AIDS

A Secretaria da Saúde vai distribuir cerca de 50 mil preservativos na Barraca da Prevenção, preparada para acolher o público com camisinhas masculinas e femininas. Além de desenvolver o trabalho de orientação e conscientização à população, o programa estadual DST/AIDS vai dar suporte a alguns municípios sergipanos com barracas montadas como Areia Branca, Estância, Itaporanga D’Ajuda, Muribeca, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora do Socorro e Capela.

Samu 192 Sergipe

O atendimento de urgência e emergência no Arraiá do Povo está garantido por uma equipe de 25 profissionais por noite, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e condutores de ambulância, preparados para realizar qualquer tipo de procedimento para salvar vidas, desde a simples aplicação de medicamentos até procedimentos complexos como drenagem de tórax ou atendimento à paradas cardíacas.

A base montada próxima ao Corpo de Bombeiros conta com uma estrutura bem maior do que a do ano passado, com dez leitos simples e mais um leito de terapia intensiva, localizado na Sala de Estabilização equipada com aparelhos como cardioversor, monitores e ventiladores mecânicos. A atuação do Samu 192 Sergipe ganha reforço também com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), uma de Suporte Básico (USB) e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR), preparado para situações de maior proporção, com múltiplas vítimas.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, além dos profissionais que atuam diretamente na festa, outros dez ficam de sobreaviso para oferecer atendimento de retaguarda. Além disso, o serviço vai disponibilizar postos médicos avançados e viaturas de suporte para os municípios de Areia Branca, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Capela, Rosário do Catete, Muribeca, Itaporanga D’Ajuda, Propriá e Itabaiana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.