[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Gerência de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu nesta quarta-feira, 28, os gestores da Atenção Básica de todos os municípios sergipanos para articular a Campanha de Vacinação do Idoso 2007, que vai acontecer entre 23 de abril a 4 de maio. O evento serviu avaliar as ações de imunização realizadas em 2006, discutir e preparar as estratégias de vacinação deste ano.

“Nós fazemos a coordenação do processo avaliando os dados e preparando os municípios para que a campanha seja um sucesso. Depois da campanha, a Secretaria de Saúde recebe um relatório do que foi aplicado em cada município e faz uma avaliação geral da cobertura vacinal”, explica a gerente de imunizações da SES, Sândala Oliveira.

De acordo com ela, desde que a Campanha de Vacinação do Idoso começou, em 1999, Sergipe tem se destacado com um dos estados a atingir os mais altos índices de cobertura do Brasil. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de 70%, o que corresponde este ano a 103.157 idosos. “No ano passado, por exemplo, o Estado conseguiu vacinar 92,91% das pessoas com mais de 60 anos” contou Sândala.

A gerente informou que o Ministério da Saúde enviou a Sergipe 177 mil doses da vacina contra a gripe na última sexta-feira, 23. O produto está devidamente armazenado a 2ºC na Central de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Aracaju, e será distribuído para as centrais regionais a partir do dia 3 de abril.

“A quantidade de vacina enviada pelo ministério é calculada a partir do número de habitantes em idade de vacinação no Estado. Já temos vacinas suficientes para todos os idosos acima de 60 anos, como também para todos os profissionais sujeitos à contaminação por gripe, como os de saúde e os do sexo”, detalhou a gerente de imunizações.

Ação dos municípios

A vacinação é de responsabilidade das equipes de Atenção Básica de cada município. A orientação da SES é que todas as cidades criem equipes volantes para chegar até as residências mais afastadas, como na zona rural, ou onde os idosos estão acamados e não podem sair. “As famílias dos acamados devem entrar em contato com a Equipe de Saúde da Família das unidades mais próximas de suas residências para que as equipes se desloquem até lá”, explicou Sândala Oliveira.

O dia nacional da Campanha de Vacinação do Idoso é 28 de abril, sábado, quando todos os municípios deverão estar com suas salas de vacinação funcionando para atender os que não podem se vacinar durante a semana. “Esta campanha será contra gripe, mas vamos também aproveitar para oferecer a vacina contra pneumonia a pacientes que moram em asilos e ambientes mais fechados, e também atualizar o esquema vacinal contra tétano”, finalizou a gerente.

Fotos: Márcio Garcez/Saúde

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.