Governo apoia realização da 5ª ‘Festa do suíno ligth’ em Campo do Brito
Palestra técnica, pronunciamentos promovendo discussões sobre o desenvolvimento da suinocultura em Sergipe, homenagens a colaboradores e almoço festivo de confraternização marcaram a 5ª ‘Festa do Suíno Light’, no domingo, 21, em Campo do Brito. A realização do evento foi da Cooperativa de Produtores de Suínos de Sergipe (Coopergipe), com o apoio do Governo de Sergipe; do Sebrae; da Petrobras; do Banco do Nordeste; da Prefeitura de Campo do Brito; da Nutrial; do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Sergipe; do Instituto de Ensino Técnico de Sergipe; da Associação Brasileira de Criadores de Suínos e da recém criada Associação de Criadores de Suínos de Sergipe.
Uma palestra técnica sobre Suinocultura foi proferida pelo médico veterinário Paulo Henrique, da Fatec, que falou sobre “Cuidados na Maternidade dos Suínos”, aproveitando também o ensejo para fazer uma amostragem sobre o Panorama da Suinocultura no Brasil. Em seguida, uma solenidade pública marcou o evento, oportunizando colocações sobre o desenvolvimento da suinocultura em Sergipe, com Evairton Andrade, presidente da Coopergipe, externando sua satisfação em receber, naquela oportunidade, cooperados, produtores, cooperadores e parceiros – além de autoridades que acompanham o esforço da cooperativa, composta na sua grande maioria de agricultores familiares.
Evairton registrou pontos que resultaram no patamar que atingiu o segmento no Estado, que precisa crescer ainda mais, por se tratar de uma atividade que vem tendo crescimento muito forte no Brasil. Ele agradeceu a todos que se integraram para a realização da 5ª Festa do Suíno Light. O Prefeito de Campo do Brito, Manoel de Souza, ratificou, com sua presença, o prestigio que o evento merece pela seriedade da Coopergipe, pela importância da suinocultura para o município e o crescimento que atinge outras unidades municipais. O prefeito desejou muito sucesso para os produtores e para o setor.
O professor Hunaldo Oliveira Silva representou o Sebrae e o Instituto Federal de Sergipe, relatando o acompanhamento que tem feito à suinocultura em Sergipe, enfatizando o quanto é compensador assistir o alcance atingido pela cooperativa que prima pela organização e referenda, exemplos para o setor agropecuário sergipano. Ele sugeriu uma parceria mais forte com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), no sentido de promover uma alavancagem no consumo da carne suína, algo que demonstrasse a sanidade do produto, inibindo os preconceitos ainda existentes em razão do que foi a criação de porcos no interior do Estado.
Hunaldo pontuou ainda sobre a utilização da carne suína na alimentação servida em organismos governamentais sergipanos, como também na contratação ou no treinamento de Médicos Veterinários – especializando-os em suinocultura – justificando que a organização é cada vez maior e já se estende para outros municípios. O deputado estadual eleito, João Daniel, da coordenação nacional do MST, ressaltou o grau de organização dos suinocultores sergipanos e o trabalho levado a efeito pela cooperativa na busca de capacitação e experiência. Arrematou dizendo que o Estado e os municípios devem estudar meios de ajuda ao setor, incluindo ações que venham a estimular o consumo em Sergipe.
Contexto cooperativo
O secretário Paulo Viana, representando o governador Marcelo Déda, encerrou a solenidade parabenizando cada produtor pelo sentido organizacional que tem demonstrado, inserindo-se no contexto cooperativo, dando exemplo de como é possível tornar o segmento forte e com amplas possibilidades de conseguir cada vez mais espaço e mais sucesso, como modelo de organização. Viana ressaltou a filosofia das políticas públicas do Governo do Estado nestes quatro anos, pontificando a agricultura como negócio, traduzido no planejamento sobre o que produzir sempre com mercado consumidor.
“Essa atitude racional do governo Marcelo Déda permitiu se efetivar uma maior inserção no mercado, promovendo a inclusão social real, através da apropriação da renda criada pelo trabalho do agricultor familiar, fomentando o próprio município ou região, o que promove desenvolvimento. Essa maneira de governar colocou Sergipe em 3° lugar nacionalmente na aquisição de alimentos via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Essa parceria com a companhia foi fundamental nestes três anos para o equilíbrio do preço do milho e do feijão, ajudando a acalmar o mercado e evitando especulações de atravessadores. Esse é o papel do governo, articular com organismos para ajudar o trabalho do agricultor na busca de mercados”, afirmou Viana.
O secretário comprometeu-se em realizar encontros com a direção da Coopergipe, para que se viabilizem instrumentos que aumentem o consumo em Sergipe, através de contatos com organismos do governo que mantêm instituições públicas, que possam vir a ter no cardápio a carne suína, produzida em Sergipe pelos cooperados. A diretoria da Coopergipe ainda prestou homenagem a autoridades e colaboradores, com o troféu ‘Amigo da Suinocultura’, em agradecimento pela parceria no apoio à 5ª Festa do Suíno Light. O presidente da cooperativa anunciou que Sergipe será incluído, em 2011, no Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, notícia que felicitou os produtores.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo apoia realização da 5ª ‘Festa do suíno ligth’ em Campo do Brito – O secretário de Estado da Agricultura
- Paulo Viana / Fotos: Luiz Carlos Lopes Moreira/Seagri