Governo apóia palestra Rumos Artes Visuais’, do Itaú Cultural
A palestra ‘Rumos Artes Visuais’ aconteceu na noite desta terça-feira, 19, na Biblioteca Epifânio Dória. Promovida pelo Instituto Itaú Cultural, e trazida a Sergipe com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, a palestra contou com a participação das curadoras Christine Mello e Marília Panitz e a mediação do crítico e pesquisador Guy Amado.
Os debates estão acontecendo em vários estados para divulgar a quarta edição do programa Rumos Itaú Cultural. Sergipe foi o décimo estado, de um total de 19, a receber o evento e o único a contar com o apoio direto da Secretaria de Estado da Cultura.
Para a assistente cultural do instituto, Tayná Menezes, as parcerias são fundamentais para a realização do evento. "A Secretaria de Cultura é o órgão que tem um grande alcance. É a melhor entidade que poderia nos apoiar", opinou Tayná.
Segundo o secretário-adjunto da Cultura, Marcelo Rangel, a parceria com instituições nacionais segue a linha da atual gestão do Governo do Estado. "Já fomos parceiros de um curso de História da Arte, promovido também pelo projeto Rumos. Essas parcerias são fruto do trabalho do Governo de Estado com órgãos que atuam em todo o Brasil. Sergipe precisa alcançar, em vários setores, a articulação com o resto do país. E uma forma de se alcançar isso é colocando o Estado nos debates nacionais".
Para Rangel, a tarefa do Governo é justamente oferecer as ferramentas para que os artistas locais possam se destacar. "Eu creio que a grande tarefa do poder público não é fazer a política de assistencialismo aos artistas, mas criar condições e possibilidades para eles mostrarem o seu trabalho".
Entre a platéia estava a professora de artes Andresa Poconé. Para ela, a palestra aproxima realidades antes distantes. "O Governo está cumprindo o seu papel ao apoiar esse tipo de evento, principalmente no segmento das artes que é tão carente. Além disso, nos dá oportunidade de ter contato com outros eixos. Tem muita coisa que acontece que só vemos se nos deslocarmos", disse.
Discussão
A primeira palestra da noite foi ‘Arte nas Extremidades’, ministrada por Christine Mello. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Christine trouxe aspectos da arte contemporânea, que já vem sendo produzida desde os anos 60 e 70. A ‘Arte nas Extremidades’ tenta de compreender um terceiro círculo dessa produção.
"A palestra passa pela discussão da descentralização dos circuitos da arte e das linguagens, trazendo novos circuitos e novas linguagens. Uma forma de tornar mais plurais os circuitos. Diante de uma sociedade descentralizada, que se organiza em redes, precisamos começar a pensar na questão da saída do eixo que é trabalhado", explicou Cristhine.
Já a segunda exposição, ‘Aproximações: Arte e Crítica’, foi feita pela professora do curso de Artes da Universidade de Brasília, Marília Panitz. Ela fez uma análise do papel da crítica desde o nascimento até hoje, colocando como questão para platéia que a crítica sempre esteve muito envolvida com a obra.
"Existe toda uma mítica em torno do papel da crítica. Isso por um lado é bom, por outro ruim. Se por um lado ela dá para o crítico um papel de nomeador do que vai perdurar, por outro lado cria uma visão do crítico como um ser parasitário do artista. A gente fica neste embate. Mas a crítica contemporânea tem um papel muito diferente. É muito mais de estabelecer uma versão e um diálogo com a obra", esclareceu a professora.
Projeto
As palestras fazem parte da divulgação da quarta edição projeto Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural. Desde 1997, o projeto apóia a produção artística de várias regiões do país. Nestes 11 anos de atuação, o Rumos já recebeu 16.600 projetos e contemplou 79 trabalhos.
"Estamos na etapa de mapeamento e divulgação do projeto. No meio do ano, acontecerá a seleção. Em março de 2009 começam as exposição dos contemplados. São duas grandes exposições com os todos artistas, uma em São Paulo e outra no Rio, e depois quatro recortes curatoriais pelo Brasil", descreveu Tayná.
Os interessados têm até o dia 10 de junho para se inscrever. As inscrições podem ser feitas também pela internet.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo apóia palestra Rumos Artes Visuais’
- do Itaú Cultural – Foto: Jorge Henrique/ASN