Governo apóia Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar
Promover o fortalecimento da economia solidária em Sergipe, mediante políticas integradas visando à geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção de um desenvolvimento social justo e solidário. É pensando nisso que o Governo do Estado apóia a realização da III Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, que acontece na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. O evento começa nesta sexta-feira, 30, e vai até domingo, 2 de dezembro.
"Nós estamos apoiando a feira como proponente. Esse tipo de evento sempre vai contar com o nosso apoio, uma vez que esse é um dos objetivos do Governo de Sergipe", destacou Anselmo Amaral, chefe do Departamento de Inclusão Produtiva da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).
Segundo Anselmo, os visitantes da feira poderão assistir a apresentações culturais oferecidas pela Secretaria. "Nós estamos disponibilizando o espaço do Centro de Arte e Cultura, que estará realizando simultaneamente o projeto de manifestações populares, que comemora, em novembro, o mês da consciência negra. Teremos também os resultados de algumas oficinas que nós desenvolvemos em nossos Espaços de Cultura e Convivência Social", acrescentou.
Economia Solidária
A Economia Solidária é a construção de novas relações econômicas e sociais. Esta nova prática de produção e consumo privilegia o trabalho coletivo, a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as gerações futuras.
As feiras na economia solidária configuram-se como importante estratégia de comercialização, espaço de trocas solidárias, de venda direta e de rodada de negócios, que permitem por um lado viabilizar os produtos comercializados da economia solidária, como também, resgatar as relações personalizadas entre os produtores e os consumidores.
Para a III Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, são esperados cerca de 120 expositores. A expectativa é dar maior visibilidade à economia solidária no Estado, oferecer oportunidades de troca de experiências e articulação, fortalecer o Fórum Estadual de Economia Solidária, incentivar a criação de novos empreendimentos, identificar novas entidades de apoio, assessoria e fomento, além de incentivar os gestores para a criação de políticas públicas efetivas para a economia solidária em Sergipe.
Programação
Dia 30/11
16h – Início da Feira
19h – Abertura Oficial
20h – Apresentações culturais
Dia 1º/12
8h30min – Palestras
10h – Comercialização de produtos
14h – Oficinas temáticas e culturais
17h – Apresentações artísticas e culturais
Dia 2/12
08h30min – Palestras
10h – Comercialização de produtos
14h – Oficinas temáticas e culturais / Trocas solidárias
17h – Apresentações artísticas e culturais