[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os alunos da rede pública estadual, com idade acima de 14 anos, participam nesta terça-feira, 27, das 7h às 20h, do processo eleitoral para composição dos Comitês Comunitários das Unidades de Ensino. Para dinamizar o processo nas escolas de todo o Estado, a Secretaria da Educação (SEED), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), promoveu, anteriormente, reuniões com técnicos das Diretorias de Educação para divulgar os critérios da inscrição, eleição, apuração e posse dos eleitos.

Os Comitês, que têm como objetivo auxiliar e prestar apoio à direção das escolas, conta com representação dos professores, funcionários, grêmio escolar, entidades sociais e pais de alunos, esses já eleitos na noite da última segunda-feira, 26. As eleições estão amparadas pelo Decreto 24.775, de 19 de outubro de 2007. Através dos Comitês, são debatidos assuntos de interesse comum referentes ao acompanhamento e avaliação de currículo, bem como controle e regularidade de aprovação, repetência e evasão escolar.

Processo eleitoral

Seguindo a pauta definida pelo Dase, além das reuniões realizadas com os técnicos para divulgar os procedimentos das eleições, foram distribuídos com os gestores, entre os dias 20 e 23 de outubro, os kits contendo cédulas para os alunos, professores e servidores, e os modelos de atas de apuração e posse dos membros eleitos. Também foram encaminhados folders com todas as instruções cabíveis.

O resultado da eleição será conhecido ainda nesta terça-feira, a partir das 20h, logo após a apuração. Já a posse dos candidatos eleitos acontecerá no próximo dia 5 de dezembro.

Participação

De acordo com as equipes diretivas das escolas da rede, o processo eleitoral do Comitê, que foi iniciado pela manhã, está ocorrendo normalmente. No Colégio Estadual Governador Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro Grageru, em Aracaju, participam da votação cerca de 800 alunos, dos 1.060 matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite. A diretora Rivaneide Costa Leal informou que, no período que antecedeu a eleição, os candidatos que fizeram suas campanhas de forma pacífica, demonstraram a cada momento a importância do compromisso que poderão assumir, caso eleitos.

Uma das aspirantes a representante dos alunos no Comitê, Júlia Mytel Souza, de 17 anos, disse ter optado pela sua candidatura porque quer contribuir com a organização do colégio. "Não fiz nenhum tipo de campanha. Meus colegas já conhecem minha personalidade", afirmou a estudante do 1º ano do Ensino Médio.

Para a estudante eleitora Andréa Vasconcelos, o momento deve ser encarado com grande responsabilidade por todos. Ela, como aluna, tem o direito de votar em dois candidatos, o representante do estabelecimento de ensino e o dos estudantes. Segundo Andréa, o critério utilizado para a escolha dos seus candidatos foi o da responsabilidade. "Fiquei avaliando pela convivência do dia a dia, pela competência", disse a aluna.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.