[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de repassar informações e conhecimentos aos agricultores familiares, foi realizado em Salgado o I Encontro da Agricultura Familiar. O evento, que reuniu cerca de 500 participantes, entre produtores, estudantes e técnicos, foi realizado pela Prefeitura de Salgado, com o apoio do Governo do Estado. Representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro) e do Departamento de Irrigação e Recursos Hídricos de Sergipe (Dehidro) participaram do encontro. No mesmo período, foi realizada uma feira com produtos de agricultores familiares de Salgado.

O presidente do Deagro, Jeferson Feitosa, ressaltou a importância que o Governo de Sergipe dá à agricultura familiar. Segundo ele, a política agrícola do Estado está voltada para dar subsídios ao pequeno agricultor de se tornar competitivo.

"O Governo Déda tem tido lucidez para voltar o foco da política agrícola para uma cadeia produtiva completa, pois não adianta produzir o que não tem comércio, razão pela qual a comercialização estará sempre atrelada ao trabalho da assistência técnica. O técnico do Deagro, que ensina a produzir, tem de orientar também sobre mercado e sobre a comercialização da produção, indicando os custos e a forma de negociação com o empresariado", disse Feitosa, ressaltando que dos ce9ca de 100 mil agricultores existentes em Sergipe, aproximadamente 90 mil são agricultores familiares.

De acordo com o presidente do Deagro, o Governo de Sergipe mostra, na prática, o apoio à agricultura familiar. Segundo Jeferson Feitosa, os investimentos para aquisição de terras, que serão repassadas a 25 mil agricultores familiares, é de aproximadamente R$ 35 milhões.

Parceria

A prefeita de Salgado, Janete Barbosa, disse que a realização do Encontro da Agricultura Familiar reafirmava o compromisso da Prefeitura e do Governo do Estado com o povo da região, principalmente com os agricultores familiares. Já o pároco do município, padre José Raimundo, defendeu a realização de novos eventos ligados aos agricultores familiares e enfatizou o trabalho realizado pelos governos Federal e de Sergipe para a valorização do homem do campo.

Atividades

Durante o evento foram realizadas palestras com informações destinadas aos agricultores familiares, como ‘Comunidade Pólo de Referência’, ‘Criação de Ovinos e seus manejos’, ‘A Força do Homem do Campo’, ‘Desafio da Agricultura Familiar’, ‘Diversificação na Agricultura Familiar’, ‘O Papel da Mulher no Fortalecimento da Agricultura Familiar’ e ‘Saúde Animal’.

Houve, também, apresentações artísticas e a premiação dos produtores que se destacaram na apresentação de produtos durante a feira de agricultura familiar.

Participaram do evento coordenadores do Deagro em Boquim e Salgado, vereadores e secretários municipais de Salgado, entre outras autoridades da região.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.