Governo apoia 12ª Parada LGBT de Sergipe
Na tarde do último domingo, 11, a Orla de Atalaia ficou mais colorida para a realização da 12º Parada LGBT de Sergipe. A ação, que tem o objetivo de celebrar a diversidade e conscientizar a população sobre as questões ligadas à cidadania, contou com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que realizou ações de prevenção junto ao público presente.
Durante o dia, a Unidade Móvel “Fique Sabendo”, do Programa DST/Aids, da SES, estacionou nos Arcos da Orla para realizar, gratuitamente, exames para a detecção de Aids e Sífilis. Ao todo, foram feitos 176 testes para a Sífilis e 176 para o HIV. Dentre eles, três foram positivos para Sífilis.
“A epidemia de Aids está concentrada na população vulnerável, principalmente os homossexuais e as trabalhadores do sexo. Por isso, a comunidade LGBT é uma prioridade da SES”, afirmou o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana.
O evento também contou com a presença do Camisildo que, além de puxar os trios, distribuiu material informativo, gel lubrificante e preservativos masculino e feminino.
Para o representante da Associação de Travestis de Estância, Sérgio Jacinto, a parceria com a Saúde aponta a preocupação dos movimentos sociais e do Governo do Estado em conscientizar a população.
“Esse não é só um momento de festa, mas, sim, de alerta para os cuidados necessários com a saúde. Ao longo desses anos, a SES tem apoiado a realização das paradas LBGT na capital e no interior e contribuído significativamente para conscientizar a sociedade sobre prevenção e o fim do preconceito”, disse.
Seminário “Saúde, Prevenção e Cidadania”
A realização da Parada LGBT em Sergipe foi resultado do Seminário “Saúde, Prevenção e Cidadania”, que aconteceu nos dias 09 e 10 de agosto na Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Através dessa iniciativa, representantes das organizações sociais de todo o Estado discutiram sobre a Política de Promoção à Saúde Integral da População LGBT e traçaram estratégias inovadoras para prevenção das DST/Aids.
“Esse Seminário antecedeu a Parada e integrou o circuito do Orgulho LGBT. É o momento em que reunimos nossa população para apontar os avanços que conquistamos através da nossa luta e reforçar a importância da prevenção”, pontuou Rogério Fernandes, secretário da Associação de Travestis.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governo apoia 12ª Parada LGBT de Sergipe – O gerente do Programa Estadual de DST/Aids