[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta quarta-feira, 3, o governador Marcelo Déda recebeu em seu gabinete a cantora Patrícia Polayne, que foi a grande vencedora do Festival de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub). Com a canção “Arrastada”, ela recebeu, na última sexta-feira, 29, em Salvador (BA), a premiação como vencedora nas categorias de melhor música com letra e melhor arranjo, fazendo jus a um prêmio de R$ 25 mil.

Marcelo Déda parabenizou a cantora, oferecendo-lhe um buquê de flores e registrando que esta conquista ajuda a ressaltar o valor da cultura sergipana. Patrícia também presenteou o governador com o seu primeiro CD “O Circo Singular”, devidamente autografado.

“Esta foi uma notícia muito boa para a cultura sergipana. O sucesso que a Patrícia tem feito com o seu novo trabalho e a premiação da Arpub mostra o potencial que essa geração de artistas tem e revela que a música sergipana tem espaço dentro do conceito de música brasileira”, avaliou o governador.

Ainda segundo Déda, estas conquistas são importantes para mostrar que há uma produção consistente e de extremo valor fora do eixo do Sudeste brasileiro. “Para mostrar isso, é necessário promover eventos como o Verão Sergipe, o Projeto Pixinguinha, que o Governo Federal realiza anualmente, ou concursos como esse da Associação das Rádios Públicas Brasileiras, para que o Brasil conheça o que se produz de qualidade dentro do nosso país”, apontou o governador.

Nesse sentido, o governador e a própria cantora reconheceram o papel estratégico desempenhado pela Fundação Aperipê, através da Rádio Aperipê, com o trabalho de divulgar novos talentos e o trabalho da nova geração. “A organização do evento que premiou a cantora está promovendo a divulgação da canção vencedora em todo o Brasil, através das rádios públicas. A partir daí, ela vai chegar às rádios comerciais, aos produtores e promotores de eventos podendo alavancar uma carreira nacional, abrindo caminho não só para Patrícia, como para diversos artistas locais”, destacou o governador.

Produção

Déda também lembrou que recentemente foi gravado o primeiro CD da Orquestra Sinfônica de Sergipe, marcando o momento da música erudita, e lançado um CD com coletânea de música contemporânea de Sergipe, com artistas locais da mesma geração de Patrícia Polayne – inclusive com a participação da própria cantora, que recebeu elogios da crítica nacional. “Esse CD foi muito elogiado pelo crítico da Folha Ilustrada, do jornal Folha de São Paulo, mostrando que havia alguma coisa nova acontecendo fora do eixo Rio-São Paulo e que as pessoas precisavam ouvir”, informou Déda.

A própria premiação da cantora pela Arpub, segundo o governador, pautou o jornal O Estado de São Paulo. “O crítico inicia a matéria assim: Você conhece a música popular de Sergipe? E então ele comenta os resultados do concurso e a vitória da Patrícia. Isto marca uma boa fase para a música sergipana, e o Governo do Estado tem buscado trabalhar junto para oferecer o apoio e o suporte que estes artistas precisam para produzir a sua música e para divulgá-la”, afirmou o governador.

Déda também ressaltou a atuação da Aperipê TV, que tem executado gravação de clipes e realizado programas para divulgar os novos trabalhos dos artistas locais através da Rede Brasil, das oficinas e da contratação por edital para os eventos públicos, a exemplo do Verão Sergipe, ou por meio da coletânea gravada que está sendo distribuída em todo o país. “Além da música popular, também gravamos um CD de música erudita, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, que também é um registro importante sobre o que se faz aqui também na música erudita. Estamos vivendo, sem dúvida, um bom momento para a música sergipana”, concluiu o governador.

Também acompanharam a visita, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, e a produtora cultural Melissa Warwick.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.