Governador promove reunião com executivos da Vale
Uma extensa pauta envolvendo desde as questões referentes aos benefícios que serão proporcionados aos municípios incluídos na área do projeto Carnalita, até detalhes a respeito da melhor maneira de viabilizar a contratação de serviços e mão de obra sergipana como principal base de recursos humanos para o projeto. Essa foi a temática principal tratada pelo governador Marcelo Déda e executivos da Vale durante uma reunião-almoço promovida nesta quinta-feira, 17, no Palácio de Veraneio.
Participaram do encontro o diretor Executivo da Vale, Francisco Cisne, e o gerente de Relações Institucionais, José Roberto Macêdo, além dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento; da Fazenda, João Andrade; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), Décio Portela, e o assessor Econômico do Governo do Estado, Ricardo Lacerda.
Segundo Marcelo Déda, o encontro serviu para dar continuidade a uma série de providências e entendimentos entre o Governo do Estado e a companhia Vale com o objetivo de deflagrar o processo de instalação da planta e a operação do projeto Carnalita. “Debatemos com os executivos os pleitos que os municípios da região onde a usina será instalada estão fazendo, em especial, das cidades de Capela e Japaratuba. Analisamos, do ponto de vista da logística, as razões que a Vale tem para implantar a referida usina no local discutido, além tomarmos uma série de decisões”, informou Marcelo Déda.
Definição de Limites
Dentre decisões oriundas desse encontro, segundo o governador, estão a solicitação ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de um levantamento detalhado da região, de onde derivará um mapa oficial dos limites municipais. Além de iniciar uma série de estudos a respeito da aplicação do ICMS agregado, abordando a forma de tributação do minério e a respectiva apropriação dos municípios.
“Nós também vamos examinar todas as outras variáveis relacionadas aos tributos municipais e estaduais e, daqui a 15 dias, teremos uma reunião com a Vale, Governo do Estado, prefeituras de Capela e Japaratuba, para deflagrarmos as negociações que viabilizem o licenciamento do empreendimento pelas autoridades municipais, apontando para um acordo que permita que as cidades sejam beneficiadas sem nenhuma exclusão dos seus direitos, a partir da respectiva participação que elas têm na produção do minério”, reiterou Déda.
Geração de Empregos
Outro ponto abordado versou sobre as instalações que a Vale pretende construir para o alojamento dos trabalhadores, além de um dos aspectos principais que foi a discussão sobre a importância da promoção de contratações em Sergipe. “Nossa intenção é que a construção da planta gere o maior número de empregos possível para sergipanos. Com exceção daqueles casos onde seja necessária uma especialização extrema, e que tenha que se buscar empresas especialistas que o nosso mercado não ofereça. Nossa orientação e solicitação à Vale é que se dê prioridade à contratação de empresas e trabalhadores do estado de Sergipe”, enfatizou o governador.
Nesse sentido, ficou acertado que no segundo semestre será organizado um seminário cujo tema será: “Projeto Carnalita: Oportunidade de Negócios”. “Vamos examinar o projeto e os técnicos da Vale, da Sedetec e da Seplag, vão debater com empresários, sindicatos e a sociedade sergipana as oportunidades de negócio que irão surgir com a implantação do projeto Carnalita. Lá também serão discutidas as regras de contratação de fornecedores e a respectiva sistemática adotada pela empresa”, complementou Déda.
Cadeia Produtiva
Para o governador, além do período de construção da planta, é importante que durante a operação da companhia ela se torne a “cabeça” de uma importante cadeia produtiva não só do minério, mas também uma dinamizadora da cadeia de serviços no estado. “Transportes, alimentação, manutenção, segurança, dentre outros, são serviços que o mercado sergipano tem condições de oferecer com excelente qualidade e onde é preciso que a Vale ajude a orientar e qualificar as empresas sergipanas sob seus critérios”, relatou o governador sobre a reunião.
Qualificação e Pesquisa
Outro avanço destacado pelo governador referiu-se à abertura de caminhos para que a empresa possa investir em ciência e tecnologia no estado. “Apresentamos propostas para que a Vale possa investir em ciência e tecnologia em nosso estado, a exemplo do que já é feito em outros estados, em parceria com instituições como a Universidade Federal e a Universidade Tiradentes, criando condições de preparar e qualificar profissionais para atuação nessa área”, argumentou Déda.
Parcerias do Governo do Estado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também foram discutidas para proporcionar qualificação de mão de obra sergipana para as demandas de serviço que vão surgir durante a montagem e depois na operação da planta de mineração.
Também foram discutidas parcerias com a Sergás, fonecedora estatal de gás, onde foi agendada uma negociação entre a empresa e a Vale para viabilizar o fornecimento de gás. “Queremos criar uma modelagem de negócio que nos permita fornecer sem qualquer risco de solução de continuidade esse insumo que é vital para operação da empresa. Portanto, esse foi um encontro muito produtivo, já que discutimos uma variedade de temas relacionados a todo o processo de instalação, desenvolvimento e operação do projeto Carnalita e seus impactos em Sergipe”, concluiu Marcelo Déda.
Colaboração
De acordo com o diretor Executivo da Vale, Francisco Cisne, esse foi um momento de promover a consolidação da interação entre a companhia e o Governo do Estado. “Tivemos oportunidade de esclarecer várias dúvidas e temos o pleno interesse em cumprir o papel de responsabilidade social que nos é peculiar. O governador nos foi muito solícito e apontou caminhos que certamente nos levarão a perpetuar uma relação harmônica e extremamente produtiva para o governo, para a população sergipana e para os objetivos sociais da companhia”, reiterou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador promove reunião com executivos da Vale –