[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou neste domingo, 3, ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira, do segundo dia de desfile do Bloco Rasgadinho, uma das principais atrações do carnaval de Aracaju. O bloco é organizado pelos moradores da região do circuito, que conta com 4,5 quilômetros e percorre ruas dos bairros Cirurgia, Getúlio Vargas e Suissa. O Rasgadinho reproduz o estilo dos velhos carnavais, com a animação das bandinhas de frevo, fantasias, bonecos gigantes e brincadeiras como o mela-mela. Neste domingo, a principal atração do bloco foi a banda Armandinho, Dodô e Osmar.

De acordo com a organização do bloco, cerca de 50 mil pessoas estão participando a cada dia de desfile. Segundo o governador, a grande presença do público demonstra que o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju acertaram ao apostar esse ano no resgate do carnaval de rua da capital.

"Nós precisávamos recuperar o carnaval de rua de Sergipe, especialmente de Aracaju. O prefeito Edvaldo Nogueira resolveu encerrar o Carnaju, porque não havia o retorno que tem essa festa. Podemos ver que o público gostou e que muita gente quer ver o carnaval de volta às ruas", comentou.

Para Marcelo Déda, a presença do cantor, compositor e instrumentista baiano Armandinho deu um brilho ainda mais especial à festa. O músico é filho de Osmar Macedo, um dos inventores do trio elétrico juntamente com Dodô. Armadinho se tornou um dos maiores representantes e divulgadores da música de trio elétrico no mundo.

"É o carnaval tradicional do Rasgadinho que se junta ao frevo elétrico. Aqui posso ouvir as músicas que animavam o carnaval da minha geração. Temos uma festa para todos os gostos, um carnaval de todos", celebrou o governador.

A programação desse ano contou também com outra novidade: a concentração dos blocos na Avenida Pedro Calazans, ao som do cantor Chico César, encerrando as atividades deste domingo.

"Na verdade os outros blocos já se somam ao Rasgadinho durante o próprio cortejo. A diferença é que podemos contar com os shows do cantor Rogério e de Chico César para finalizar o desfile. Essa foi uma idéia do próprio governador Marcelo Déda, que junto com o prefeito Edvaldo Nogueira deu um grande apoio ao nosso desfile", comentou Marcos Benigno, um dos organizadores do Rasgadinho.

Tradição

O Rasgadinho foi criado na década de 60 e durante 20 anos foi a sensação do carnaval aracajuano. Um dos fundadores do bloco, seu Manuel Leopoldo dos Santos, hoje com 76 anos, conta que foi a falta de investimento que fez com que o bloco deixasse de sair na década de 80. "Tive que parar porque estava gastando muito. Deixava de brincar duas noites no clube para fazer os preparativos do desfile, que saía apenas na terça-feira de carnaval. Às vezes, deixava até de brincar porque estava muito cansado", lembra.

Nos velhos tempos, o Rasgadinho saía às 9h da manhã e terminava o desfile às 17h. O percurso incluía ruas do bairro Suissa, Centro e Siqueira Campos. Agora aposentado e cheio de filhos e netos foliões, seu Leopoldo vê com orgulho a retomada do bloco que já virou sinônimo de carnaval na capital sergipana. "Dá gosto de ver a rapaziada que tomou a frente e tanta gente participando. Nunca pensei que o Rasgadinho fosse voltar. Hoje meus filhos e netos vêm já para cá. Passou de pai para neto", festeja. O Rasgadinho foi resgatado pelos moradores do Cirurgia, Suissa e Getúlio Vargas no fim de 2002.

Blocos

O cortejo do rasgadinho contou com a participação de vários outros blocos, como ‘Meninas Donzelas’, ‘Tropa de Elite’, ‘16 toneladas em ritmos’, ‘As Cajuranas’, ‘Colombina do Getúlio’, ‘Criliber’, ‘Zé Peixe’ e ‘Os Arremendados’. O desfile é puxado por um trio elétrico animados pelas bandas Tempo de Frevo, Orquestra de Frevo de Aracaju, Sassaricando, Os Indomáveis, Banda Criliber e Banda Indomada. A folia do Rasgadinho termina na segunda-feira de carnaval, com a matinê do bloco, comandada pela banda Tempo de Frevo.

Além do Rasgadinho, Governo e Prefeitura estão apoiando esse ano o desfile de outros 35 blocos de rua em 21 pontos da cidade.

Também participaram do desfile do bloco o senador Antônio Carlos Valadares, a secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, a presidente da Fundação de Cultura, Turismo e Esporte de Aracaju (Funcaju), Lucimara Passos, o vereador Robson Viana, entre outras autoridades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.