[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quinta-feira, 4, o governador Marcelo Déda participou da solenidade de posse do ex-deputado estadual Ulices Andrade como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Realizado no auditório da instituição com a participação de todos os demais titulares da corte, o evento consolidou Andrade como novo ocupante do posto outrora pertencente a Antônio Manoel de Carvalho Dantas, que se retirou por aposentadoria. Diversas autoridades estaduais, funcionários do tribunal, parentes do recém-empossado e boa parte dos deputados estaduais prestigiaram a solenidade.

Ainda antes do início da realização, o governador exaltou Ulices Andrade como uma personalidade pública preparada para exercer as altas funções do Tribunal de Contas. “Ulices tem experiência na iniciativa privada, por ter sido empresário; tem experiência política, por ter sido parlamentar por mais de 20 anos; tem vivência administrativa por ter conduzido a Assembleia Legislativa como presidente por quatro anos e, além disso, reúne tudo aquilo que faz qualquer bom conselheiro: capacidade técnica, conhecimento da administração pública e sensibilidade para fazer com que as funções do tribunal sejam cumpridas, prestigiando o órgão e tranquilizando a sociedade em relação ao bom uso dos recursos públicos. Trata-se de alguém que sem dúvida alguma enriquecerá ainda mais esta corte de contas”, disse.

O conselheiro recém-empossado Ulices Andrade agradeceu o prestígio conferido pelos presentes e ressaltou a importância do TCE e de seus integrantes. “É uma grande honra para um sertanejo nascido em Canhoba ter a oportunidade de, a partir de agora, ocupar um lugar nesta instituição. Esta corte presta relevantes serviços para o Estado de Sergipe, fiscalizando e orientando aqueles que são responsáveis pela aplicação de recursos públicos e eventualmente punindo gestores que tenham se portado de forma irregular. E grande parte daquela honra decorre, também, do fato de saber que aqui compartilharei o dia-a-dia com homens de elevado espírito público e notável experiência”, declarou.

Ainda na ocasião, Andrade também se comprometeu a exercer sua função com firmeza e integridade. “Muito embora tenha sido deputado estadual, secretário de Estado e presidente da Assembleia Legislativa, sei que a postura que a sociedade espera de um conselheiro do Tribunal de Contas é outra, muito diferente. Na política, temos que ter lado. E durante minha vida político partidária, sempre tive um. Mas a um conselheiro não é dado o direito de ter lado. A não ser aquele que assegura o cumprimento da Constituição e das leis na defesa da ética da administração pública. Diante disso, esta corte e todos os sergipanos podem esperar desse novo conselheiro atitudes firmes e contundentes em defesa do patrimônio público”.

O presidente do Tribunal de Contas, Reinaldo Moura, selou o protocolo de boas vindas frisando o currículo do novo conselheiro. “Vossa Excelência fez um grande trabalho na Assembleia. E a prova disso está aqui hoje. Seja pelo auditório lotado, seja pela presença de tantos deputados. Presença de deputados, inclusive, da oposição, o que diz à opinião pública de Sergipe que a escolha de vossa excelência foi suprapartidária, respeitando o desejo de todo o povo representado pela Assembleia. Chega ao Tribunal de Contas um cidadão que tem todas as condições de exercer o cargo de conselheiro. E o tem pela experiência, pela ocupação das principais posições da Assembleia Legislativa e, além de tudo isso, por ter ocupado a mais exigente posição de um parlamentar: ser líder de governo. Todas estas vivências que o ajudaram a conhecer seus pares, seu estado e os detalhes da vida pública, o credenciam para ocupar hoje a posição de conselheiro desta corte”.

Biografia

Nascido no município sergipano de Canhoba, Ulices Andrade formou-se em Administração pela Fanese em 2003 e pós graduou-se no curso MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas em 2005. Foi deputado estadual por cinco legislaturas seguidas, de 1991 a 2010. Participou de todas as comissões da Casa, além de ter presidido diversas delas. Exerceu o cargo de secretário de Estado da Administração em 1993 e 1994, secretário especial de Desenvolvimento Regional em 1995 e secretário especial de Desenvolvimento Regional e Metropolitano entre 1995 e 1996. Também foi presidente da Assembleia Legislativa por duas vezes (2007/2009 e 2009/2010). Nessa condição, chegou a assumir o cargo de Governador do Estado entre os dias 9 e 16 de janeiro de 2009.

Presenças

Também acompanharam a posse o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas; a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Roberto Porto; a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Luís Mendonça; a procuradora Maria Cristina de Foz Mendonça; o conselheiro do Tribunal de Contas do município de Salvador, Francisco Neto; e diversas outras autoridades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.