Governador participa de solenidade em homenagem aos 40 anos da UFS
Uma noite de homenagens, lembranças e projeções sobre as novas perspectivas de evolução para a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Essa é a síntese da solenidade realizada na noite desta sexta-feira, 16, durante a Sessão Solene dos Conselhos Superiores em homenagem aos 40 anos da UFS, que contou com a presença do governador Marcelo Déda, do reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e reuniu diversas autoridades, professores, servidores e alunos da instituição de ensino no auditório da Reitoria.
"Essa data é extremamente importante para o Estado de Sergipe, pois nos permite fazer uma profunda reflexão sobre a contribuição da Universidade Federal ao desenvolvimento do nosso Estado, à formação de uma nova elite cultural e à consolidação de novos valores na sociedade sergipana", avaliou o governador.
Agradecimento
Segundo Déda, essa data também é um momento para que os egressos da instituição de ensino também reflitam sobre a importância da UFS na definição dos rumos de suas próprias vidas.
"Este também é o momento para que pessoas como eu, formado nessa universidade, onde comecei a minha vida pública, possam fazer um agradecimento aos professores, colegas e servidores e a todo o papel que a instituição cumpriu como centro de reflexão e formulação de um novo Estado, de um novo país, dentro de um regime democrático e de um sistema que permita liberdade de pensamento", enfatizou.
Em relação à importância histórica da instituição, o governador afirmou que não há como escrever a história recente de Sergipe sem um capítulo dedicado especialmente à UFS.
Emoção
Num discurso permeado pela emoção, Déda relembrou fatos ocorridos no mesmo auditório 25 anos atrás, quando ocupou a presidência do Diretório Central dos Estudantes. "Tenho imenso orgulho de ter sido presidente do DCE nesta instituição, que foi minha escola como homem, cidadão e político", declarou, ao enfatizar a importância da luta dos que se engajaram para fundação da instituição.
O governador também reiterou uma das metas da atual administração, que é a de consolidar as parcerias do Governo com a UFS para difusão do conhecimento e ampliação de oportunidades em todo o Estado. "Sergipe, sob o nosso governo, será parceiro solidário da UFS", afirmou Déda.
Homenagem
A grande homenagem da noite ficou reservada para a entrega do título de ‘Doutor Honoris Causa’ ao atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ex-aluno e professor da instituição, Carlos Ayres de Britto. O homenageado também fez um discurso onde enfatizou a importância da UFS para todos os sergipanos e de seu orgulho em receber a maior condecoração da instituição.
"Carlos Britto traduz na sua prática profissional, na sua vida acadêmica e na sua prática como magistrado alguns dos mais importantes valores que são construídos e transmitidos por essa universidade. A UFS, ao homenagear Carlos Britto, homenageia o talento dos seus professores e sua própria trajetória, pois daqui é que saiu este profissional para hoje representar o que há de mais moderno no pensamento jurídico brasileiro no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral", salientou o governador.
Outro momento de emoção foi a entrega da Medalha do Mérito Cultural ao jornalista Cleomar Brandi por sua trajetória, atuação e contribuição, inclusive na própria instituição, na consolidação do Centro de Áudio Visual (Ceav). Também foram realizadas diversas homenagens com a concessão de título de ‘Professor Emérito’, Medalha do Mérito Universitário e Medalha dos da UFS a diversos servidores, colaboradores e personalidades.
Presenças
Participaram do ato o vice-reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, a deputada estadual Conceição Vieira, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a desembargadora Marilza Maynard, representando o Poder Judiciário, o presidente dos Conselhos Superiores da UFS, Alexandre Felizola, além dos secretários de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, ex-reitor da instituição, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e da Articulação Política, Jorge Araújo, entre outras autoridades.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador participa de solenidade em homenagem aos 40 anos da UFS – Foto: Marcio Dantas/ASN