Governador participa de Missa em Ação de Graças pelos 152 anos de Aracaju
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na manhã deste sábado, 17, da Missa em Ação de Graças pelos 152 anos de Aracaju, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, na Igreja de Santo Antônio. Acompanhado do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, o governador prestou homenagens também ao Obelisco de Ignácio Joaquim Barbosa, presidente da província de Sergipe responsável, em 17 de março de 1855, pela transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. As comemorações do aniversário da capital prosseguem à noite, a partir das 21 horas, com shows dos cantores Zeca Pagodinho e Jorge Benjor, na Praça de Eventos Hilton Lopes, na região dos mercados municipais, no centro da cidade.
"Todos os sergipanos estão de parabéns pelos 152 anos da capital. Aracaju é uma cidade que marca a capacidade de trabalho de nosso povo e a ousadia da nossa gente. A cidade foi construída onde antes eram só dunas e manguezais e, com o esforço dos sergipanos, aos 152 anos é uma referência de qualidade de vida no país", afirmou Marcelo Déda.
Em comemoração ao aniversário da capital, o Governo do Estado anunciou na última quinta-feira, 15, que vai reformar dois monumentos históricos em Aracaju, o antigo farol da cidade e o Palácio Olímpio Campos. Na revitalização do farol, Banese e Prefeitura de Aracaju vão investir no projeto cerca de R$ 1,5 milhão. O Governo também vai investir R$ 1,2 milhão no prédio da antiga sede do Governo do Estado, localizado na Praça Fausto Cardoso.
"Por ter sido duas vezes prefeito da capital, tenho um carinho especial por Aracaju. Essas duas obras são uma forma de presentear a capital nos seus 152 anos e demonstrar que agora, como governador, vou continuar apostando no desenvolvimento de Aracaju", disse Déda.
O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, também destacou a importância da comemoração dos 152 anos da cidade. "A transferência da capital possibilitou que Sergipe se desenvolvesse e hoje Aracaju é uma espécie de locomotiva do Estado. Portanto, é uma alegria e um orgulho muito grande festejar esta data", declarou Nogueira, acompanhado da primeira dama do município, Indira Amaral.
Homenagem a Ignácio Barbosa
Após a missa, o governador Marcelo Déda e o prefeito Edvaldo Nogueira prestaram homenagens a Ignácio Barbosa ao colocar uma coroa de flores no Obelisco erguido para ele. A cerimônia aconteceu na praça Ignácio Barbosa, na Avenida Ivo do Prado. Ao fim da homenagem, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Sergipe puxou um "parabéns pra você" coletivo aos 152 anos da capital.
Nascido no Rio de Janeiro, Ignácio Joaquim Barbosa (1821 – 1855) presidiu a província de Sergipe de 1853 a 1855, ano em que elevou o Povoado do Santo Antônio do Aracaju, na Barra do Cotinguiba, à cidade de Aracaju, transferindo a capital São Cristóvão para a região portuária do rio Sergipe. A cidade foi planejada em forma de tabuleiro de xadrez pelo engenheiro José Basílio Pirro e desde então se transformou na sede política, administrativa e comercial do Estado. Atualmente, de acordo com o Censo 2000 do IBGE, Aracaju tem 461.534 habitantes, concentrando 25,88% da população sergipana.
Estiveram presentes à missa do aniversário da capital e à homenagem a Ignácio Barbosa os presidentes do Tribunal de Justiça de Sergipe, Artêmio Barreto; do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Pinna; da Câmara de Vereadores de Aracaju, Sérgio Góes. Também participaram das solenidades o capitão dos Portos de Sergipe, Mauro Rocha de Araújo, o comandante do 28º Batalhão de Caçadores do Exército, coronel William Georges Felippe Abrahão, a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, além deputados federais, estaduais, vereadores e secretários estaduais e municipais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador participa de Missa em Ação de Graças pelos 152 anos de Aracaju –