[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No final da tarde desta quinta-feira, 26, o governador Marcelo Déda, realizou uma extensa programação na cidade de Carmópolis, a 45 km da capital. O primeiro evento foi a visita às obras de construção do Centro de Ensino Profissionalizante em Petróleo e Gás, obra realizada pelo Governo do Estado. Na sequência, o governador, a prefeita Esmeralda Cruz, e toda a comitiva seguiram para conhecer as obras de um conjunto habitacional, no povoado Aguada, sob a responsabilidade da administração municipal, e ainda da inauguração da praça Poeta José Sampaio, na sede do município.

No conjunto habitacional, que é composto por 447 unidades com dois quartos, sala, banheiro, cozinha, piso cerâmico e revestimento, o governador constatou a qualidade da obra que oferecerá moradias dignas à famílias carentes que integram os programas sociais da Prefeitura de Carmópolis.

“Eu considero este um dos conjuntos habitacionais mais bem estruturados que já vi em Sergipe. Além da estrutura de cada casa, que conta com piso de cerâmica, banheiro estruturado e cozinha também com revestimento em cerâmica, que revela a qualidade da obra e a sensibilidade social da prefeita. Além disso, também será oferecida uma infraestrutura urbana que fará desse novo conjunto habitacional praticamente um novo distrito do município”, avaliou o governador ao conhecer os detalhes da obra.

O conjunto será entregue com ruas pavimentadas com paralelepípedo e rede de drenagem implantada. As casas serão entregues com abastecimento de água, rede de esgoto e energia elétrica. Segundo informações da prefeitura, o conjunto habitacional do povoado Aguada é o maior já construído por uma prefeitura de Sergipe com recursos próprios. O investimento total, incluindo a infraestrutura, é de R$ 10,8 milhões.

Sonho

Segundo a prefeita Esmeralda Cruz, estas casas representarão a realização de um sonho para todas as famílias que serão beneficiadas. “Nós mantemos um cadastro da população carente que participa dos programas Bolsa Família e Bolsa Amiga, gerenciados pelo município, que serão os beneficiados por essas moradias. Isto, com certeza, representará a realização de um sonho e oferecerá um salto na qualidade de vida de todos eles. Essa é a nossa maior preocupação”, relatou a chefe do Executivo municipal.

Homenagem Histórica

Na sequência, o governador e a prefeita conduziram a solenidade de inauguração da praça Poeta José Sampaio, ao lado de familiares do homenageado, diversas autoridades e a população.

A praça José Sampaio conta com canteiros arborizados, parque infantil, banheiros, lanchonetes, coreto e um palco com totens. No totem central, destaca-se a história do poeta que dá nome à praça. Foi construído ainda um grande paredão curvo e ascendente, onde se estampa aspectos e imagens da cultura local. Próximo ao coreto está a estátua do poeta José Sampaio em fibra de vidro, que também foi descerrada durante a solenidade. A obra é fruto de um investimento municipal da ordem de R$ 932 mil.

De acordo com o governador, além de ser uma obra que oferece um novo espaço de lazer e convivência para os moradores da cidade, a praça ainda faz uma homenagem a um talento da cultura sergipana nascido no município. “Esta praça é uma verdadeira declaração de amor à cidade de Carmópolis. Todos os vereadores que aprovaram a indicação e a prefeita que sancionou estão de parabéns pela escolha do nome de um filho dessa cidade que se transformou num dos grandes intelectuais sergipanos”, destacou Marcelo Déda.

O governador evidenciou o fato de o poeta José Sampaio, à sua época, utilizar a poesia como instrumento de denúncia da opressão social. “José Sampaio foi um homem com consciência social, um lutador político pela transformação e pela mudança fazendo poesia de extraordinária qualidade. Ele utilizava a poesia como instrumento de denúncia das desigualdades sociais, mas também como elemento de esperança de tempos novos com justiça e igualdade”, ressaltou o governador, referindo-se ao homenageado.

Apoio

Fazendo menção ao recente falecimento do marido da prefeita, empresário Fernando França, o governador declarou sua solidariedade a toda família, e seu apoio ao trabalho realizado em prol do povo de Carmópolis. “Aqui também estamos realizando um sonho de Fernando França, que queria o bem deste povo. Esta é uma obra importante, e que representa a força da prefeita Esmeralda em, mesmo enfrentando um momento de tristeza, com coragem e dedicação, promover benefícios para a população”, disse o governador.

Marcelo Déda também destacou a importância de realizações que chamaram até a atenção da presidenta Dilma Rousseff, na recente visita que realizou ao município, onde desceu de helicóptero para participar da oficialização do projeto Carnalita em Rosário do Catete. 

“Esta é a quarta vez que venho a Carmópolis nos últimos 30 dias. Além da recente visita com a presidenta Dilma Rousseff, também estive aqui para prestigiar um importante empreendimento da Petrobras, também durante o período de festa do Petrofolia. Fiz questão de dizer à presidenta que este município é dirigido por uma mulher, sua companheira de partido, e ainda uma administradora competente e comprometida com o social que mantém projetos de destaque como o “Bolsa Universitário”, que garante a 500 jovens o curso superior em instituições privadas do estado”, revelou o governador, referindo-se a um dos programas sociais mantidos pela prefeitura.

Emoção

A prefeita Esmeralda Cruz, emocionada, relembrou dos sonhos do seu falecido marido, Fernando França, em promover conquistas para a população de Carmópolis. “Hoje é um dia especial para mim e para toda a família. Certamente, esta realização homenageia a memória de Fernando França não só como uma obra, mas como uma realização. Esta praça é um marco onde procuramos homenagear a nossa cultura, os nossos símbolos e, sobretudo, o nosso povo”, disse a prefeita, além de reafirmar o compromisso da sua administração com realizações no campo social, na saúde e na educação, como prioridade.

Falando em nome dos familiares do homenageado, o vereador da capital, Danilo Segundo, neto do poeta José Sampaio, destacou a emoção pela homenagem e a representação pela conquista do povo em contar com duas administrações que trabalham em parceria para proporcionar benefícios ao povo. “Aqui estamos vendo unidas a administração estadual e a administração municipal. Em Carmópolis, hoje é uma outra história, temos um exemplo de administração que revolucionou diversos aspectos na cidade”, frisou Danilo Segundo.

Ainda segundo o vereador Danilo Segundo, esta é uma homenagem que orgulha a todos os familiares de José Sampaio que sempre teve sua história de vida ligada ao combate às desigualdades. “José Sampaio também era conhecido como o ‘Poeta dos Humildes’, pois buscava revelar, mesmo durante a ditadura militar, os anseios populares através da poesia. É um orgulho para toda a família receber essa homenagem que é um símbolo da união da luta da prefeitura e do Governo do Estado pelo povo de Carmópolis e pelo povo de Sergipe”, concluiu o vereador.

A História

José de Aguiar Sampaio nasceu em Carmópolis em 02/05/1913. Mudou-se para Aracaju em 1934. Na capital, participou da edição de jornais estudantis e liderou os jovens sergipanos contra o nazi-fascismo e a ditadura do Estado Novo.

Autor de ‘Nós acendemos as nossas estrelas’ (1954), José Sampaio era reconhecido como o poeta dos humildes. Casou-se com a poetisa Jaci Conde Dias, pai de Liana, do poeta Danilo Sampaio e avô do Vereador Danilo Segundo. Faleceu em Aracaju em 03/04/1956.

Participação

Participaram do ato, o deputado federal Márcio Macedo, os deputados estaduais Luiz Mitidieri, Adelson Barreto, Gustinho Ribeiro e Zezinho Guimarães, diversos familiares do homenageado, prefeitos da região, vereadores, secretários de Estado, secretários municipais, dentre outras autoridades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.