Governador participa de entrega de bolas produzidas por detentos a escolas
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na manhã desta segunda-feira, 29 no auditório do Banese, da solenidade de entrega de mais de 10 mil bolas esportivas do projeto ‘Pintando a Liberdade’. O projeto, desenvolvido pelo Governo de Sergipe em parceria com o Governo Federal, vai beneficiar cerca de 200 mil estudantes das redes municipal e estadual do ensino. O programa colabora também para a ressocialização de 150 internos dos presídios Estaduais de Areia Branca (Peab), Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória, e Manoel Barbosa de Souza (Premabas), em Tobias Barreto, responsáveis pela produção de todo o material esportivo confeccionado.
"Esse programa é de extrema importância, porque busca estimular o trabalho como ferramenta indispensável na reeducação social daqueles que cumprem pena. E é justamente essa produção que vai contribuir para incentivar práticas esportivas nas escolas públicas e nas comunidades mais pobres do nosso Estado. Através do esporte, elas ficarão longe do lugar onde foram produzidas essas bolas", declarou Marcelo Déda.
A entrega do primeiro kit com uma bola de futebol, duas bolas de futsal, seis bolas de vôlei, oito de basquete e 11 de handebol foram entregues pelo governador ao prefeito de Japaratuba, Gerard Olivier, representante dos demais chefes municipais presentes à cerimônia.
No total, o projeto, executado por meio do Ministério do Esporte e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, irá beneficiar 361 escolas de 72 municípios sergipanos. "É através de programas como estes que o Governo de Sergipe assume sua responsabilidade de dar condições aos internos do sistema prisional de serem produtivos, de aumentarem sua auto-estima, de se reintegrarem à sociedade", afirmou o secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Benedito Figueiredo.
Projeto cidadão
Implantado em Sergipe em 2002, o projeto ‘Pintando a Liberdade’ foi criado com a finalidade de ensinar aos presos um novo ofício e suprir a carência de material esportivo nas escolas públicas. Para cada três dias trabalhados, o preso reduz em um dia sua pena. Os detentos recebem ainda pagamento de acordo com a quantidade de material produzido durante o mês.
Ao todo, serão distribuídos 10.102 itens, beneficiando 202.160 estudantes sergipanos de 361 estabelecimentos de ensino das redes Estadual e Municipal. Entre as bolas que serão distribuídas estão 361 unidades de futebol de campo, 3.971 de handebol, 722 de futsal, 2.882 de basquete e 2.166 de vôlei.
O projeto ajuda a levar cidadania para dentro da vida de internos como Anderson Moraes Santos, 30, e Gilberleno Santana, 33, que há um ano participam do programa. De segunda à sexta-feira, em tempo integral, eles lidam com couro, cola, tinta e agulha para produzir as bolas, driblar a ociosidade e acertar o gol no campo da cidadania.
"O projeto ajuda a manter minha família, ocupa minha mente e faz eu me sentir útil", afirmou Anderson Moraes, que já reduziu em mais de três meses sua pena por conta do projeto. Em regime semi-aberto, o interno Gilberleno Santana vê no programa uma chance de ter uma formação profissionalizante. "Já aprendi silk-screen e a manusear a costura. É bom que quando eu sair já vou poder trabalhar na área", disse o interno.
Presenças
Participaram da solenidade os prefeitos de Brejo Grande, Carlos Augusto Ferreira, de Itabaiana, Maria Mendonça, de Itaporanga D’Ajuda, Maria das Graças Garcez, de Poço Verde, Toinho de Dorinha, de Porta da Folha, Manuel Gomes de Freitas, de Maruim, Jeferson Santana, e de Areia Branca, Ascendino Souza.
Também estiveram presentes o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), tenente-coronel Antonio Sávio, a secretária-adjunta de Estado da Educação, Hortência Pereira, além dos secretários de Estado do Turismo, João Augusto Gama, de Cultura, Luiz Alberto dos Santos, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, e da Coordenação Política, Jorge Araújo.
VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador participa de entrega de bolas produzidas por detentos a escolas – Foto: André Moreira/ASN