Governador participa de abertura de congresso da Fetase
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou da abertura do 2º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Sergipe na noite desta terça-feira, 15, no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros. O evento, que se estende até esta sexta-feira, 18, está sendo realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase) e reúne 389 delegados de 56 municípios sergipanos.
Déda parabenizou a diretoria pelo congresso e manifestou o respeito pela Fetase e pelo movimento dos trabalhadores rurais. "Nós conhecemos a luta e sabemos a justeza das reivindicações. Temos um governo democrático, que respeita e dialoga com movimento O Governo do Estado tem tentado, na medida de suas forças, atender às reivindicações desse movimento", declarou.
O governador também destacou a prioridade da agricultura familiar e as parcerias que têm sido feitas com o Governo Federal para melhorar o trabalho desenvolvido junto ao homem do campo. "Estimulando o agricultor, ampliando a assistência técnica, melhorando as condições de infra-estrutura do campo, ajudando a reforma agrária, distribuindo sementes selecionadas para os agricultores. Enfim, agindo de maneira a criar condições para que a agricultura familiar seja integrada com a economia de Sergipe e o agricultor possa ter na sua roça o seu sustento", afirmou Déda.
O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Humberto Oliveira, também falou da importância do poder governamental dialogar com todos os movimentos sociais. "O nosso governo, por orientação do presidente Lula, desde o princípio mantém uma relação forte com os movimentos sociais das cidades e do campo", disse o secretário.
Segundo Humberto, é reconhecendo a pluralidade e a representatividade desses movimentos que o Governo Federal tem recebido muitas contribuições para os projetos e para formulação de políticas que dizem respeito a esses movimentos.
O presidente da Fetase, Joel José de Farias, destacou os principais pontos que devem ser discutidos no congresso. "A questão da reforma agrária, da agricultura familiar, dos assentamentos rurais. Vamos discutir que tipo de política para o campo nós queremos, que tipo de agricultura familiar nós precisamos, qual o melhor tipo de educação no campo para nós", disse o presidente da Fetase.
Presenças
Estiveram na abertura do congresso o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e os secretários de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana, da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade Social, Renato Brandão, e das Cidades e Integração Municipal, Bosco Costa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador participa de abertura de congresso da Fetase – Foto: Marcio Dantas/ASN