[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na manhã desta terça-feira, 28, no auditório do Tribunal de Contas, da posse do novo superintendente regional da Polícia Federal, Carlos Rogério Ferreira Cota. Na solenidade, o governador defendeu o fortalecimento da integração dos instrumentos de inteligência da Polícia Federal com os órgãos de segurança do Estado, como forma de aumentar a eficácia no combate ao crime organizado. O governador também pediu compreensão ao Ministério Público Estadual sobre o pedido de interdição de delegacias por causa da superlotação.

Marcelo Déda fez uma convocação para que Estado, Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Legislativo e sociedade civil enfrentem juntos o atual quadro de criminalidade. "A articulação e a cooperação de todas essas organizações são indispensáveis para o enfrentamento da violência. Quanto mais o planejamento operacional for compartilhado entre a Polícia Federal e as polícias estaduais, mais rápido poderemos alcançar bons resultados na segurança pública", afirmou Déda. 

O governador fez também um apelo especial ao Ministério Público sobre o pedido à Justiça de fechar quatro delegacias no Estado. "Meu apelo é de cooperação e bom senso. Uma decisão de fechar uma delegacia não resolve a superlotação e agrava ainda mais a crise lá fora que não pode ser resolvida a curto prazo".

Marcelo Déda lembrou também dos esforços que já foram feitos nos primeiros 60 dias do novo governo, como a desativação da Casa de Detenção de Aracaju. Segundo o governador, com a conclusão das obras do novo presídio no bairro Santa Maria, em Aracaju, o Estado irá resolver a atual superlotação das delegacias, pois abrirá novas vagas no sistema prisional. 

Integração

Há três anos à frente da Polícia Federal em Alagoas, Carlos Rogério Cota assume o lugar do delegado federal Antônio Cezar Fernandes Nunes, que está no comando da Polícia Federal na Bahia. No discurso de posse, Cota reforçou que a integração será a principal arma para combater o narcotráfico, o crime organizado e a corrupção em Sergipe. ?Somente em parceria com os outros organismos policiais e a Justiça nós teremos condições de consolidar um sistema de informação capaz de combater a criminalidade?.

O novo superintendente da PF em Sergipe disse que otimização dos resultados será feita através do diálogo e da defesa dos direitos humanos. Cota foi empossado pelo diretor geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, que ressaltou a rotatividade de dirigentes da corporação como instrumento da permanente busca de eficiência das operações realizadas pelo órgão. "A mudança de comando faz parte do nosso processo de modernização e fortalecimento institucional de uma Polícia Federal cada vez mais preparada".

Fotos: Márcio Dantas/ASN

Natural do Rio de Janeiro, Carlos Rogério Ferreira Cota ingressou como agente no Departamento da Polícia Federal em 1986 e formou-se em delegado em 1995. Assumiu cargos de chefia como o Núcleo de Operações em Nova Iguaçu (RJ), o Serviço de Fiscalização do Tráfego Internacional no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) e a Seção de Inteligência da Superintendência Regional no Rio de Janeiro. No período de 2002 a 2004, foi superintendente Regional no Estado do Piauí.

Estiveram presentes na cerimônia de posse o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Artêmio Barreto, o comandante do 28º Batalhão de Caçadores do Exército, coronel William Georges Felippe Abrahão, o comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes, a procuradora-chefe da República em Sergipe, Eunice Dantas Carvalho, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Alberto Sobral de Souza e o secretário de Governo da Prefeitura de Aracaju, Sílvio Santos.

Também participaram da solenidade o secretário de Segurança Pública da Bahia, Paulo Fernando Bezerra, além de representantes das Forças Armadas, do Ministério Público, da Infraero e da Advocacia Geral da União, magistrados e policiais federais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.