[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou da Concelebração Eucarística pelos 25 anos de episcopado do arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa. A missa comemorativa ao jubileu de prata do ministério episcopal foi realizada nesta sexta-feira, 24, no Ginásio Constâncio Vieira, reunindo bispos, arcebispos, padres e fiéis de vários municípios sergipanos e de outros Estados, além de autoridades.

Marcelo Déda destacou que a trajetória pastoral de Dom Lessa é um exemplo do valor da ética cristã e um exemplo de militância efetiva em benefício dos mais pobres. Enfatizou também que são muitos os momentos em que o Estado testemunhou o seu valor cívico, liderança e constante afirmação dos valores da ética humana com referenciais e paradigmas cristãos.

"Tornou-se fraco com os fracos, mas tornou a todos fortes no espírito, acendendo a fé que entusiasma e fortalece. Dom Lessa faz da sua missão pastoral um instrumento a favor da inclusão social e da igualdade entre os homens. Esses 25 anos de episcopado representam um momento feliz para todos os católicos sergipanos e para todas as religiões, pois é um símbolo de encontro e, independente das religiões professadas, prega a paz".

Dom Lessa, 65 anos, arcebispo metropolitano da capital desde 1998, falou sobre o chamado de Deus ao sacerdócio e agradeceu a todos os que contribuíram para que trilhasse no caminho da fé. Natural de Coruripe (AL), foi ordenado sacerdote em julho de 1968. Dom Lessa já assumiu, entre outras funções, a de formador, professor e diretor espiritual do seminário Menor Arquidiocesano São José, no Rio de Janeiro, de 1968 a 1970. Dentre os cursos que participou está o de Pastoral e Espiritualidade, cursado em Roma, na Itália.

Em 1988, Dom Lessa foi empossado 2º Bispo Diocesano de Propriá, cidade onde também foi administrador apostólico. No último dia 20, o arcebispo foi homenageado pela Assembléia Legislativa com a Medalha do Mérito Parlamentar, condecoração máxima do Poder Legislativo destinada a personalidades com relevantes serviços prestados a Sergipe.

Também estiveram presentes na celebração eucarística o núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisséri, que é o representante do Papa no Brasil, o cardeal primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Magela, prefeitos de municípios sergipanos, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, os deputados federais Jackson Barreto e Albano Franco, além de deputados estaduais e vereadores.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.