[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda conheceu nesta manhã, 23, os oficiais integrantes dos quadros de acesso das corporações aptos à promoção. A apresentação foi realizada pelo secretário de Segurança Pública, João Eloy, e pelos comandantes da Polícia e do Corpo de Bombeiros, coronel Aelson Rezende e do Corpo de Bombeiros coronel Nailson Melo. A cerimônia aconteceu no auditório do Palácio dos Despachos. Serão promovidos 33 oficias da Polícia Militar e 14 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, totalizando 47 oficiais promovidos.

Para o governador Marcelo Déda, criou-se as condições para um processo de adequação do número de oficiais superiores de acordo com a legislação específica e dessa forma, viabilizou-se uma renovação de gerações, abrindo oportunidades para novas promoções. “O critério será a busca pela valorização e experiência, comportamento, responsabilidade, capacidade, iniciativa. A nova polícia precisa operar eficiente na ação de campo, na ostensividade, prevenção, nas tarefas de gestão, de coordenação”, ressaltou Déda.

Ainda de acordo com o governador, no próximo domingo, 25, será entregue à Casa Civil o nome dos oficiais escolhidos. “Quero dizer que enquanto estiver à frente do Governo nós queremos manter esse tipo de diálogo, de modo que aqueles que estão habilitados a promoção, conheçam as regras”, informou. No dia 26 de dezembro acontecerá a solenidade de formatura para efetivar a promoção de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Déda também deixou uma mensagem para os que não serão promovidos. “Aos que não puderem ser promovidos, quero registrar que essa não será a última promoção desse Governo. Vocês ainda têm uma longa carreira a trilhar e desejo que todos possam trilhá-la com maior êxito possível. Nem todos serão promovidos, mas todos são titulares de minha admiração e respeito pela carreira que construíram”.

Aproveitando a passagem natalina, Marcelo Déda desejou votos de um Feliz Natal aos presentes. “Quero aproveitar a oportunidade para transmitir votos de um Feliz Natal, e transmitam as suas respectivas famílias meu desejo de que a paz reine nos seus lares e que 2012 seja um ano de sucesso e felicidade para todos que integram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”. Ele ainda fez questão de conhecer todos que tiveram a oportunidade de entrar no quadro de acesso.

Segundo o secretário da Segurança Pública, João Eloy, esse é um momento importante na história sergipana, pois, o governador dará a oportunidade de oxigenação da PM e Bombeiros. “Como foram para a reserva vários coronéis, hoje o governador conheceu os pretendentes a galgar os cargos disponíveis. Eles irão comandar batalhões, fazer parte da administração da PM e CB”, informou.

Lei Complementar

Em 3 de outubro deste ano, o governador Marcelo Déda sancionou Lei Complementar que alterou o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Sergipe, Lei nº 2.066/76.

A Lei Complementar, conhecida como a Lei dos Coronéis, alterou as condições para a transferência à reserva remunerada dos coronéis da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.   

Com o novo texto legal, o militar que tivesse exercido como titular o cargo de Comandante-Geral ou Chefe de Estado Maior e contasse com 25 anos ou mais de serviço público ou ser o Oficial Superior mais antigo que o Oficial Superior que estiver no exercício, como titular, do cargo de Comandante-Geral ou Chefe do Estado Maior da Corporação, fez jus, uma vez transferido à reserva remunerada, a proventos integrais e demais garantias previstas na legislação.

A sanção representou a solução de um impasse existente há anos que prejudicava a progressão da carreira dos militares, uma vez que o excessivo número de coronéis na ativa impedia a ascensão de outros oficiais na cadeia evolutiva militar, abrindo vagas para promoções.

Valorização

A valorização dos servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros tem sido uma prioridade para o Governo de Sergipe. Só em 2007 e 2008 foram investidos mais de R$ 31 milhões para corrigir distorções salariais da tropa, gerando médio de 70% na remuneração e de 300% se considerado o aumento do soldo.
Presenças

Participaram da solenidade o secretário Chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, o tenente coronel e Chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, Carlos Augusto de Lima, entre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.