[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda lançou na manhã desta terça-feira, 2, no Teatro Tobias Barreto, a 11ª Edição do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (ano base 2009) e a 1ª Edição do Prêmio Estadual de Gestão por resultados. Idealizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos e Movimento Brasil Competitivo, o prêmio foi criado com o objetivo de fortalecer as ações que buscam a melhoria da qualidade da educação com foco no aluno.

“Estamos vivendo um momento singular na educação. É preciso que todos nós, pais de alunos, corpo docente, nos empenhemos na qualidade do ensino, já que estamos avançando nessas questões. A finalidade do seminário é participar do sistema que o Ministério da Educação está propondo, de premiar a qualidade, valorizar aquelas escolas e aqueles professores que conseguem impor mais uma educação de qualidade”, ressaltou o governador Marcelo Déda.

Marcelo Déda disse ainda que o governo tem a exata dimensão do momento em que vive a educação em Sergipe. “Se nós olharmos no quadro da educação sergipana, veremos que estamos vivendo uma fase de amadurecimento do projeto onde os primeiros frutos começam a brotar e onde já há uma colheita a ser feita por todos aqueles que integram a educação pública do estado. Nós, desde o início, estabelecemos uma parceria muito clara com o Ministério da Educação e estamos assistindo um momento raro, que é o fortalecimento da escola pública. Exemplo disso é o número de jovens que passam no vestibular. A cada ano, o número de alunos que conseguem entrar na universidade aumenta. Este ano batemos o recorde outra vez”, reforçou o governador.

Déda ressaltou também as boas perspectivas que estão por vir no que concerne à educação sergipana e sobre as boas ações que já foram executadas pelo Governo. “É maravilhoso ver o resultado, porque devolve ao nosso povo a expectativa de encontrar na escola pública um bom trajeto de vida. Nós também conseguimos trazes milhares de sergipanos para a alfabetização com o nosso programa de combate ao analfabetismo. Estamos fazendo um investimento histórico na reforma física das escolas. Mais de R$ 40 milhões já foram investidos na reforma e ampliação de escolas, fizemos investimentos tecnológicos, levando laboratórios e internet de banda larga para as escolas do interior”, lembrou Déda, ressaltando a importância de ver o novo piso do magistério sergipano como um dos melhores do país.

No encerramento do seu discurso, Marcelo Déda foi enfático ao afirmar que confia no trabalho do magistério sergipano e que este seminário irá abrir portas para a melhora educacional de todos. “Nós confiamos no trabalho que vocês realizam e que desse seminário possam sair as sementes que prosperem em cada escola para o fortalecimento da educação para aqueles que mais precisam. Eu sou filho da escola pública, fui aluno da escola Fausto Cardoso e do Atheneu Sergipense, e passei em segundo lugar para o curso de Direito na Universidade Federal de Sergipe. Eu devo o que sou, em termos acadêmicos, à escola pública do Brasil e à escola pública de Sergipe. Tenho o dever e obrigação, enquanto governador, de devolver essa escola pública para que outros tenham as mesmas oportunidades que eu tive”, finalizou Déda.

Seminário

Tendo como público alvo gestores, educadores, técnicos da Secretaria da Educação, secretários municipais de Educação e representantes de escolas, o seminário se refere à importância das escolas aderirem aos programas lançados para poder melhorar a gestão das escolas. Durante a solenidade, também foram lançados a Rede Nacional de Gestores Escolares (Renageste) e o Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares (Progestão). Os lançamentos fazem parte da programação do Seminário de Gestão Escolar, realizado durante todo o dia nas dependências do teatro. Antes de iniciarem os trabalhos foi feito um acolhimento com a terapeuta comportamental Annacy Amorim e um esquete teatral com o tema “A importância da boa gestão na educação”.

Com esta iniciativa, o Governo busca incentivar o desenvolvimento da gestão escolar e promover a articulação entre os diferentes segmentos de gestão. A melhoria da gestão escolar é um dos principais focos das atividades na educação pública estadual de Sergipe, através do encadeamento das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seed), envolvendo os diferentes segmentos da gestão escolar.

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, falou da importância dessas premiações que reconhecem e estimulam um melhor gerenciamento das escolas. “É uma imensa satisfação vivenciar esse momento com gestores e juntos buscarmos meios para estimular a melhoria contínua na escola, tendo a autoavaliação como base. Essa premiação é também uma forma de valorizar, reconhecer e socializar experiências bem sucedidas das escolas da rede estadual de ensino”, frisou o professor Lima.
 
Ele acrescentou ainda que o Governo de Sergipe não tem medido esforços para garantir ao cidadão o direito a uma educação de qualidade e eficiente. “Estamos melhorando o ambiente de trabalho reformando as escolas, dando boas condições para o professor desenvolver seus projetos. Estamos também capacitando os gestores e, sobretudo, proporcionando um bom atendimento ao aluno a fim de que, ao concluir o ensino básico, ele possa exercer de forma plena a sua cidadania”, declarou o secretário.

Premiado
 
O professor Geilzo Nascimento Bispo, diretor do Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil, premiado na última edição do Prêmio Gestão Escolar, comentou a importância desse mérito em sua vida profissional e pessoal. “Tive a oportunidade de conhecer de perto a educação em uma sociedade mais desenvolvida nos Estados Unidos e trazer para nossa realidade aspectos positivos que possam contribuir para avanços no ensino básico. Pude refletir melhor acerca do papel do educador e do gestor, que com esforço e dedicação tem o poder de transformar realidades”, disse Geilzo.

Presenças

 
Estiveram presentes ao lançamento do prêmio, o secretário de Estado da Educação, José Fernandes Lima, o deputado federal Valadares Filho, o vereador Danilo Segundo, a secretária municipal de Educação de Aracaju, professora Tereza Cristina Graça, entre outros secretários e diretores regionais de educação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.