[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um investimento de aproximadamente R$ 7,5 milhões para estruturar uma unidade de saúde que oferecerá atendimento a toda a região Norte do estado. Esta foi a meta alcançada oficialmente pelo Governo do Estado a partir da entrega à população da restruturação do Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, na noite desta sexta-feira, 6, pelo governador Marcelo Déda.

A Unidade de Saúde conta com o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia hospitalar para atendimentos de média e alta complexidade e passará a integrar a Rede de Hospitais de Urgência no Estado.

Com capacidade para atender oito mil pessoas/mês, o hospital está apto oferecer tratamento de urgência e internamentos em clínica geral, pediatria, obstetrícia e ortopedia.

Dispõe de 15 leitos de observação (reidratação, aerosol, estabilização, observação pediátrica e observação para adultos) e 44 leitos para internamentos, incluindo enfermarias pós-parto, pediátrica e adulta, sala de recuperação pós-anestésica, isolamento e UTI Neonatal.

Além disso, o Hospital possui ainda três salas e seis leitos no centro cirúrgico e obstétrico para parto e pós-parto. Toda esta estrutura foi visitada pela população que percorreu as instalações ao lado do governador Marcelo Déda, e do prefeito de Propriá, Paulo Britto, que também é médico que trabalhou na unidade.

“Esta é uma felicidade muito grande para quem está no Governo do Estado. Poder entregar uma unidade como essa à população do Baixo São Francisco. Este é um hospital que funcionava precariamente há mais de doze anos, e assumimos o desafio de construir um novo hospital dentro do velho e não aceitamos nenhuma susgestão de fazer ‘arrumações’ ou obras de fachada. Escolhemos o caminho mais difícil,sofremos, mas não aceitei diminuir o padrão nem reduzir a dimensão do projeto”, enfatizou Déda.

“Queríamos e conseguimos que Propriá contasse com um hospital de verdade para servir aos seus próprios moradores e à todo Baixo São Francisco com capacidade de ser um hospital regional. E é isso que vemos aqui hoje”, sintetizou o governador ao descrever as características da unidade.

Déda também fez questão de agradecer em público ao ex-secretário e atual deputado federal Rogério Carvalho, que foi o responsável pela implantação da Reforma Sanitária que desenvolveu o conceito dos hospitais regionais.

Transformação e reconhecimento

O secetário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães relatou a imagem que tinha na memória ao conhecer a unidade em 2007 e contextualizou a importância dessa ação do Governo do Estado. “O cenário que ví aqui revelava uma situação de precariedade que não tem nenhuma semelhança com o que vemos agora. Esta é uma evidência inconteste do compromisso manifestado desde o primeiro dia dessa administração. O nível de equipamentos e a estrutura que temos aqui é uma conquista sem precedentes”, revelou o secretário.

Ele também explicou o processo gradual de evolução do atendimento que se dará em três etapas:o pronto-socorro entra em operação imediatamente; a clínica médica e a pediatria, em junho; e o centro cirúrgico, em agosto. Além desses serviços, outros serão disponibilizados ao longo das fases de implementação como a urgência ortopédica de média complexidade e a obstetrícia. Isto se deve à necessidade de estruturação de uma nova subestação para fornecimento de energia diante das novas demandas da unidade.

Para o prefeito de Propriá, Paulo Britto, a inauguração do hospital é um marco e representa uma prova da sensibilidade política do atual governo. “A partir do momento que o governo projeta sua linha de atuação dentro das maiores necessidades efetivas da população, esta é uma demonstração de sensibilidade poítica e compromisso público. Estas são as características deste governo que, sem medo de errar, posso afirmar que é o melhor governo que Propriá já teve em todos os tempos”, afirmou Britto, ao elencar uma lista de obras realizadas pelo governo no município em Saúde, Educação, Infraestrutura, dentre outras realizações.

Bombeiros

Durante o ato solene de inauguração, o governador Marcelo Déda ainda promoveu a assinatura de uma ordem de serviço que autoriza a construção de um Destacamento de Bombeiros Militares (DBM) em Propriá.

O DBM abrigará o Quartel do Corpo de Bombeiros no município com o efetivo total é 25 militares. As intervenções ocorrerão numa área de 1.200 m2 e o total de investimentos soma R$ 374.619,01.

Os serviços a serem executados são: terraplenagem, drenagem pluvial, urbanização, pavimentação, paisagismo, fundação, estrutura, instalações elétricas, pintura, revestimento.

O quartel disporá de 01 ABT (Auto Bomba Tanque) – Viatura de combate a incêndios com reserva técnica de oito mil litros de água; e 01 ACS – Auto Comando e Salvamento – Viatura utilizada nas atividades de busca e salvamento.

Acompanharam a solenidade diversas autoridades como a presidente da Assembléia Legislativa, Angélica Guimarães, secretários de Estado e membros da administrção estadual, parlamentares federais, estaduais e municipais, prefeitos da região, profissionais de saúde e a população da Propriá.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.