Governador Marcelo Déda empossa 207 novos servidores públicos
O dia 19 de dezembro ficará marcado como um dia especial na vida de 207 pessoas que tomaram posse no serviço público sergipano. A solenidade contou com a presença do governador Marcelo Déda e aconteceu no auditório do Banese, localizado na avenida Augusto Maynard, no bairro São José, em Aracaju.
Os empossados foram classificados no concurso referente ao Edital nº 01/2007, realizado em 30 de setembro de 2007. Foram convocados mais de 300 candidatos, sendo que somente 207 dos classificados foram declarados pela perícia como aptos a exercerem funções específicas. Destes, 100 pertencerão ao quadro da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e 107 serão integrados no quadro da Secretaria de Educação (Seed). Entre os cargos ocupados estão os de oficiais administrativos, vigilantes, executores de serviços básicos e merendeiros.
O governador deu posse a um representante de cada cargo: a nova merendeira, Cristiane Conceição Lima, representou todos os colegas, bem como o executor de serviços básicos, Walmir Ramos de Santana, o vigilante Evandro Santos, a oficial administrativo da Seed, Graciene Lobo, e a oficial administrativo da Seplag, Monika Valérya de Santana.
Déda lembrou que a solenidade de acolhimento aos novos servidores públicos não era prática comum no governo e que ele havia adotado este formalismo desde o período em que era prefeito de Aracaju.
“Eu acho que ficava frio e impessoal as pessoas entrarem para trabalhar assumindo um novo emprego e não olhar o chefe. A nossa compreensão, desde a prefeitura, é que esses atos deveriam ser um momento de primeiro contato entre os servidores e administração. E a ocasião deveria contar com um conteúdo político, porém, política não eleitoral e partidária, mas política no sentido mais nobre da expressão, que é a ferramenta utilizada pelos cidadãos para servir à sociedade. “Deveríamos transformar este ato singelo em homenagem à democracia e à Constituição Brasileira que instituíram o concurso público como única porta legítima para que as pessoas possam entrar na administração pública”, disse o governador de Sergipe.
Déda aproveitou a oportunidade para relembrar que houve época em que concurso público era exceção e que o acesso a um cargo público dependia da relação política, da amizade, do favoritismo ou da indicação. “Foi preciso que o povo do Brasil lutasse muito para que os cargos públicos deixassem de ser privilégio dos amigos dos governantes e ser direito dos cidadãos, e que uma prova revelassem conhecimentos”.
O governador falou ainda da democracia, que não é apenas votar de quatro em quatro anos, mas, sim, a capacidade de que as pessoas têm de escolher seus governantes e exercer os seus direitos, compreender também que em uma sociedade não tem apenas direitos, mas deveres. “O cargo que vocês estão tomando posse não foi dado por Déda, foi conquistado por cada um de vocês, que acreditaram no próprio talento e na competência, se prepararam e fizeram o concurso concorrendo com milhares de pessoas. Vocês estão aqui sem dever favor a ninguém, isso é democracia e aí esta a sua beleza”, enfatizou.
Marcelo Déda estimulou que os novos servidores não deixassem de crescer. “Não há idade para a pessoa que tem coragem. Uma etapa foi realizada, mas estudem para conseguir um emprego melhor, com salários melhores. Busquem se organizar, procurem seus direitos, mas lembrem-se que o Estado não foi organizado para servir aos servidores, mas que o Estado e os servidores existem para servir à sociedade”, destacou Déda.
Novos servidores
O ex-funcionário de uma empresa privada, Romário Feitoza, assumiu o cargo de vigilante. Ele falou de sua felicidade na nova fase da vida. “Quando chegou o comunicado em casa, fiquei surpreso e feliz com a notícia. Ter estabilidade no emprego foi o melhor presente que eu e minha família poderíamos ter recebido neste Natal”, enfatizou.
A ex-desempregada Millena Santana Ribeiro assumiu o cargo de oficial administrativo da Seplag e também estava comemorando o novo emprego. “Estava lutando para trabalhar e estudando para concurso e essa oportunidade que surgiu é uma porta de entrada excelente para o serviço público, onde sei que poderei crescer”, relatou.
Curso
Em seu discurso, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, comunicou que uma parte desses novos servidores ocupará funções nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceacs), e que já está planejado um treinamento complementar para o grupo.
Entre as abordagens do curso estão as que tratam sobre os conceitos básicos que regem a administração pública, as formas de organização e composição do Governo, o estatuto do servidor e as ferramentas de comunicação utilizadas pela administração governamental.
Ele falou ainda da seriedade em que o Governo de Sergipe tem tratado a prática de concursos. “Temos reduzido os contratos temporários e realizado concursos. Na gestão Marcelo Déda, já são mais de oito mil novos servidores”, relatou. Ele aproveitou para dar as boas vindas. “Vocês estão aqui graças à capacidade e talento, fizeram por onde merecer o cargo, por isso, merecem ser muito bem vindos”.
Presenças
Estavam presentes na cerimônia de posse o secretário chefe da Casa Civil, Jorge Alberto; o secretário de Educação, Belivaldo Chagas; o secretário de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel; a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Maria Teles; o secretário do Trabalho, Marcelo Freitas; o subsecretário de Articulação Política com os Municípios, Jorge Araújo. Além do diretor presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; da deputada estadual Angélica Guimarães; do deputado federal Márcio Macêdo e do vereador Bertulino Menezes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador Marcelo Déda empossa 207 novos servidores públicos – Fotos: Marco Vieira/ASN