[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na noite desta terça-feira, 13, em grande evento no Teatro Tobias Barreto, o governador Marcelo Déda abriu oficialmente a temporada 2010 de aulas do Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, o Pré-Universitário Seed. Promovida pelo Governo de Sergipe, a medida consiste em um curso preparatório para o vestibular destinado a alunos da rede pública de ensino.

Após uma ampliação de 390 vagas, decorrente do estímulo provocado pela grande aprovação de alunos do ensino público no último vestibular, a edição 2010 da ação já registra 5.390 estudantes inscritos tanto na capital quanto no interior. Iniciadas no último dia 5 de abril, as aulas são ofertadas em 35 polos de ensino distribuídos pelo estado.

Na ocasião, o governador frisou o compromisso do Governo de Sergipe com o crescimento do programa. “Fiz questão de vir aqui porque considero esse projeto uma das mais eficazes ferramentas de inclusão social do nosso governo. Não fomos nós que o inventamos. Quando cheguei ao governo, ele já existia. Mas lembro que muita gente dizia que, quando eu fosse governador, iria acabar com o Pré-universitário só porque ele era obra de outro governador. Mas quem falou isso estava não apenas mentindo como apostando em uma visão política ultrapassada. Nós não apenas mantivemos o Pré-universitário como o reformulamos, o fortalecemos e o expandimos. E a nossa intenção é, com o tempo e com a melhoria das condições financeiras e materiais do Estado, expandi-lo e ampliá-lo ainda mais”.

Ações do Estado

Déda tambem enumerou várias ações comandadas pelo Governo de Sergipe que, ao lado do Pré-Universitário Seed, constituem a política estadual pelo desenvolvimento da educação. “O Pré-Universitário está ligado ao nosso programa de combate ao analfabetismo, com o qual formamos mais de 60 mil sergipanos e com o qual queremos alcançar mais 120 mil para atender a nossa meta. O programa tambem está ligado à recuperação das nossas escolas, para onde investimos mais de R$ 40 milhões. Ele se relaciona ainda à nossa política de modernização das técnicas pedagógicas e ao nosso programa de escolas técnicas. Em Carmópolis, por exemplo, estamos construindo uma Escola Técnica focada em gás e petróleo para qualificar a juventude, permitindo que eles disputem empregos mais dignos e de melhor média salarial”, disse.

Marcelo Déda ainda ressaltou a valorização dos professores entre as mais importantes ações estaduais em prol da educação. “O Pré-Universitário também se articula com a valorização do magistério. Temos orgulho de dizer ao Brasil que, aqui em Sergipe, todo professor recebe o piso nacional de salário. E tudo isso buscando uma só coisa: a qualidade da escola pública. Ela foi feita para vocês, para os estudantes, para os filhos da classe trabalhadora, para os filhos do povo sergipano. E ela precisa ter qualidade para que vocês possam ter oportunidades, para que vocês possam ter o direito de sonhar com o ensino superior e com as carreiras que quiserem”.

Vestibular

Durante o evento, Déda tambem destacou os resultados obtidos pelos alunos da rede pública e do próprio Pré-Universitário no último vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Aprovamos mais de três mil alunos na UFS no ano passado. Alguns dizem que foi a política de cotas que facilitou. Sim, é claro que ela facilitou. E ela é, sobretudo, uma forma de se fazer justiça. Mas no vestibular de 2009, mais de 2,5 mil alunos da rede pública foram aprovados na UFS sem nenhum sistema de cotas. Além disso, para esse último vestibular, a universidade havia reservado 50% das vagas para a rede pública. Mas aprovamos o equivalente a 62% do total de vagas. Ou seja, aprovamos mais do que a cota nos reservava. Esses números provam que estamos no caminho certo”.

O governador ainda proferiu algumas palavras de estímulo aos milhares de alunos que compareceram à aula inaugural do Pré-Universitário. “Não joguem fora esta oportunidade. Estudem, se dediquem, não tenham medo de assumir que são de escola pública. Ao contrário: tenham orgulho dela. Estudem para o vestibular, mas sobretudo se preparem como cidadãos, como seres humanos. Pois a educação não é apenas um campeonato onde as pessoas pulam obstáculos. A educação precisa formá-los como pessoas, capacitá-lo a tomar posições, a escolher caminhos e a preparar o seu futuro. Sejam todos bem-vindos, boa sorte e vitória para todos”.

Presenças

Também prestigiaram o evento o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima; a secretária de Estado da Inclusão, Maria Luci Silva; o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes; o diretor-presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; o deputado estadual Vanderlê Correia; o vereador Francisco dos Santos; o presidente da União de Estudantes Secundaristas, Abi Custódio do Amor Divino.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.