[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na noite desta quarta-feira, 7, o governador Marcelo Déda participou de um ato histórico para o município de Maruim, a 30 quilômetros da capital, com a inauguração da fábrica de fertilizantes Usifértil Fertinor, que já começou a operar com uma capacidade produtiva de 8 mil toneladas/mês de fertilizantes, gerando 33 empregos diretos e cerca de 100 indiretos. A unidade inaugurada é um empreendimento que contou com o incentivo do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), criado para oferecer apoio e incentivo fiscal aos novos empreendimentos que desejarem se instalar no Estado.

Durante a inauguração, o presidente do grupo Usifértil/Fertinor, Edmundo Moura Leite, salientou a importância do programa de incentivos fiscais do Governo do Estado que foi um dos elementos decisivos para a implantação da unidade em Sergipe. "Gostaríamos de agradecer e reconhecer a importância das iniciativas desenvolvidas pelo governo que possibilitam facilidades e incentivos fiscais para viabilizar a implantação dos novos investimentos, bem como a participação decisiva da Prefeitura de Maruim que envidou esforços para nos ceder este espaço que hoje ocupamos", frisou o empreendedor.

Já o prefeito de Maruim, Jéferson Santana, falou sobre sua alegria em conseguir concretizar este grande benefício para o município. "É uma data que entrará para a história do nosso município, pois esperamos que essa seja a primeira de muitas novas empresas que venham a se instalar na região e gerar empregos e renda", disse o prefeito. Ele também mencionou que esta é uma luta de mais de dez anos e foi iniciada pelo então prefeito João Vieira. "Quando ele acalentou esse sonho, muitos disseram que era impossível. Hoje estamos aqui inaugurando esta fábrica que é um marco para Maruim", relembrou Santana.

Pólo de Fertilizantes

O governador Marcelo Déda externou a sua alegria em constatar uma realização concreta que marca o desenvolvimento industrial de Maruim e de toda a região do vale do Cotinguiba. "Uma das metas estratégicas do nosso governo é promover a geração de empregos e interiorizar o desenvolvimento em todas as regiões do Estado. E é exatamente isso que estamos presenciando aqui, com muito orgulho e alegria", definiu.

Segundo o governador, em benefício desta região já estão sendo desenvolvidas diversas iniciativas e avaliações com empresas como a Vale e a Votorantim buscando viabilizar a duplicação do Terminal Portuário de Sergipe. "Isso seria um grande trunfo para nossa infra-estrutura, potencializando um maior fluxo de cargas e, consequentemente, dinamizando diversas atividades econômicas", destacou Déda.

Segundo ele, Sergipe já se configura atualmente como um pólo produtor e exportador de fertilizantes graças à decisiva atuação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) e à presença da Vale, em Rosário do Catete, com a única mina de potássio do hemisfério sul do planeta. "Temos essa excelente vantagem comparativa nessa região, barateando frete e viabilizando unidades como essa, que utilizam 65% da matéria prima produzida no próprio Estado", disse.

Segundo o governador, a administração estadual traçou uma estratégia de planejamento visando potencializar as vocações das diversas regiões do Estado, promovendo o desenvolvimento das economias locais, descentralizando o desenvolvimento com geração de renda e justiça social.

Cadeias produtivas

A exemplo do que já ocorre na região do vale do Cotinguiba, com o fortalecimento de cadeias produtivas de fertilizantes e congêneres, o governador citou a meta de buscar transformar o antigo projeto do Pólo Cloroquímico em uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) voltada à manufatura de produtos e equipamentos para a indústria petrolífera, criando outro pólo para aproveitar outra forte cadeia produtiva já instalada no Estado.

"Nesse sentido, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, está no Texas, Estados Unidos, participando da maior feira mundial da indústria petrolífera, realizada na cidade de Houston. Lá ele buscará conhecer novas tecnologias e atrair investidores para o nosso Estado", detalhou o governador.

Segundo ele, essa unidade se instala num momento bastante positivo, de aquecimento da economia onde a agricultura brasileira vai necessitar cada vez mais de fertilizantes. "Graças à nossa pujança econômica, fruto da condução competente do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Brasil amplia suas perspectivas na economia mundial despontando na vanguarda dos biocombustíveis sem interferir na crescente evolução na produção de alimentos. Tudo isso demanda fertilizantes e é nesse contexto que vocês estão inaugurando esta unidade", avaliou Marcelo Déda

Em seguida, acompanhado do presidente do grupo e técnicos da unidade, o governador percorreu as instalações conheceu os diversos processos produtivos dos vários fertilizantes. A nova unidade se somará às outras 14 já atuantes no país e representou um investimento de R$ 13 milhões do grupo que conta com capital 100% nacional. A previsão de faturamento é de R$ 45 milhões ao ano, com fornecimento de fertilizantes para todo o país.

Participaram da solenidade os prefeitos de Capela, Manoel Messias Sukita, Laranjeiras, Ione Sobral, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, o secretário de Estado da Articulação Política, Jorge Araújo, o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico, Alexandre Porto, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e Produção Mineral de Sergipe (Codise), dentre outras autoridades, convidados e funcionários do grupo Usifértil/Fertinor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.