[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, empossou, na manhã desta quinta-feira, 29, no auditório do Palácio dos Despachos, 34 novos escrivães de 3ª Classe da Polícia Civil, aprovados no último concurso público. O novo efetivo representa um acréscimo de quase 30% no quadro de escrivães da Polícia Civil e vai fortalecer a segurança pública no interior do Estado, principalmente na região do Alto Sertão sergipano. Na solenidade, Marcelo Déda reafirmou o compromisso do Governo do Estado em manter um diálogo sincero com a categoria e de implementar ações para integrar as policias civis e militares.

"Com a posse desses novos escrivães vamos qualificar o trabalho nas delegacias, estimular o trabalho articulado entre as duas polícias e fortalecer as ações de segurança pública, sobretudo no interior do Estado", declarou Marcelo Déda.

Os 50 aprovados foram convocados inicialmente no dia 9 de outubro deste ano, após autorização do governador, concedida no dia 30 de setembro e em conformidade com as Leis 4.133/99 e 2.148/77. Orientada pela Procuradoria-Geral do Estado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) aguarda uma decisão judicial para convocar os 16 escrivães restantes que não foram empossados nesta quinta-feira.

Durante a cerimônia de posse, Marcelo Déda reafirmou o compromisso do Governo de manter um diálogo sincero com a categoria em relação a novos concursos e reajuste salarial.  "Vamos avançar nas negociações dentro das possibilidades impostas tanto pelo orçamento do Estado, quanto pelo limite colocado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O Poder Executivo perto de atingir o limite prudencial que, se atingido, trará uma série de restrições em relação a despesas com o pessoal. Dentro desse esforço, diálogo e trabalho em conjunto são fundamentais para negociarmos as melhores formas de valorização dos servidores, especialmente na segurança pública", declarou Déda.

Valorização profissional

Na avaliação do presidente da Associação dos Delegados de Polícia, Ronaldo Marinho, a posse dos novos escrivães vai contribuir para valorizar o trabalho profissional e diminuir o índice de impunidade.  "Com esse novo contingente, as delegacias estarão com uma equipe preparada profissionalmente para formalizar os inquéritos, agilizar os processos e diminuir o índice de impunidade", opinou Marinho.

Para o representante dos escrivães empossados, Francisco Lião, a convocação do Governo fortalece a qualidade do trabalho da segurança pública, especialmente no interior do Estado. "A formação de uma polícia civil mais técnica leva para as unidades policiais profissionais capacitados para auxiliar e agilizar os delegados nos inquéritos e coloca de volta às ruas agentes responsáveis pelas investigações que estavam sendo usados provisoriamente na função de escrivão", disse o escrivão.

De acordo com o coordenador da Polícia Civil no interior, delegado Júlio Flávio Leite, os 34 escrivães empossados vão atuar no interior sergipano, principalmente na região do Alto Sertão, que compreende os municípios de Canindé do São Francisco, Monte Alegre, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Lourdes.

Com formação superior, os novos escrivães tiveram dois meses de treinamento na Academia de Polícia Civil, com aulas de armamento e tiro, legislação, direção defensiva e defesa pessoal.

Presenças

Participaram da solenidade o vice-governador Belivaldo Chagas, o secretário da Segurança Pública, Kércio Pinto, o comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes, o superintendente da Polícia Civil, Gilberto Guimarães Neto, a diretora da Academia da Polícia Civil, Karina Resende, o comandante do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Moura. Também estiveram presentes os secretários de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, Cidades e Integração Municipal, Bosco Costa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.