Governador acompanha transmissão de cargo da presidência do TCE
O governador Marcelo Déda acompanhou a solenidade de transmissão de cargo da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã desta quarta-feira, 1°. A cerimônia, que encerrou a gestão da conselheira Maria Isabel Carvalho Nabuco D’Ávila, reuniu diversas autoridades políticas e jurídicas no auditório da Corte de Contas, reinaugurado durante a solenidade.
Em sua explanação, Déda ressaltou a relação cordial entre o Executivo e o TCE no decorrer da gestão de Isabel Nabuco. “A conselheira Isabel fez uma gestão muito competente, teve uma participação intensa na modernização e no aperfeiçoamento do Tribunal. Manteve uma relação institucional de alto nível com os poderes, inclusive com o poder Executivo e hoje passa o cargo para outro conselheiro de grande experiência, que já viveu em outros momentos a oportunidade de presidir a Corte. Acredito que as relações continuarão as mais republicanas entre o Tribunal, a sociedade e os entes que ele fiscaliza”, disse.
A transmissão do cargo de presidente ocorreu em função da aposentadoria compulsória da conselheira, que completa 70 anos este mês. Atuando no TCE há 10 anos, Isabel presidiu a Casa por 11 meses. Sua gestão foi marcada por investimentos e ações na qualificação do serviço prestado e melhorias na estrutura física do órgão, como a atualização de toda a Legislação da Casa, a criação da Ouvidoria Geral e da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços, a realização de concurso público e a reforma do Setor Médico do TCE.
Graduada em Assistência Social pela Universidade Federal de Sergipe, Maria Isabel Carvalho Nabuco D’Ávila assumiu o cargo de Conselheira TCE em outubro de 2001. Sua trajetória na administração pública inclui ainda a direção técnica da Fundação de Desenvolvimento Comunitário de Sergipe (Fundese) e a gestão Secretaria de Estado da Administração de 1996 a 2001. A vaga da Conselheira será preenchida por indicação da Assembleia Legislativa.
“Quando analiso as minhas ações e atitudes, tenho a consciência tranquila de que servi ao meu Estado com honradez, seriedade e devoção. Nunca, em qualquer dos vários cargos que ocupei, deixei de dar exemplo como servidora que cumpre horário, trabalhei com dedicação e esmero. Chego, portanto, ao fim da jornada apaziguada comigo mesma e, ainda, motivada e disposta a continuar trabalhando, com o mesmo entusiasmo e com a mesma disposição, plena de energia. Agradeço a todos que fizeram parte deste processo de construção”, discursou.
Assumindo interinamente a presidência do Tribunal de Contas, o conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza destacou que sua gestão será marcada pelo aperfeiçoamento das ações em andamento. “Vamos aprimorar a execução dos serviços do Tribunal na área da fiscalização e no relacionamento com seus jurisdicionados, buscando cada vez mais aproximar as questões das soluções”, disse. Conforme prevê o critério de rodízio adotado pelo órgão, Sobral será eleito para comandar o órgão no biênio 2012/2013 nesta quinta-feira, 02.
Presenças
Estiveram presentes à solenidade o vice-governador Jackson Barreto; os secretários de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa; de Agricultura, José Sobral; da Casa Civil, Jorge Alberto; do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e tecnologia, Zeca da Silva e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; os conselheiros Carlos Pinna, Clóvis Barbosa, Ulices Andrade e Luiz Augusto; os conselheiros substitutos Alexandre Lessa e Rafael Fonseca.
Também participaram da solenidade o senador Eduardo Amorim; os deputados federais, Laércio Oliveira e Valadares Filho; as deputadas estaduais, Angélica Guimarães e Maria Mendonça; o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos; os prefeitos de Estância, Ivan Leite, de São Cristóvão, Alex Rocha, de Nossa Senhora de Socorro, Fábio Henrique e de Itabaiana, Luciano Bispo; o ex-governadores do Estado, João Alves Filho e Paulo Barreto; o procurador- geral do Ministério Público Estadual (MPE), Orlando Rochadel; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Aparecida Gama; o reitor da universidade Tiradentes, Joubert Uchôa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador acompanha transmissão de cargo da presidência do TCE –