Governador acompanha tradicional procissão de Santo Antônio na capital
Uma tradição centenária que continua atraindo milhares de fiéis pelas ruas do bairro Santo Antônio, berço da capital sergipana. Assim pode ser descrita procissão de Santo Antônio que todos os anos sai da colina e percorre as ruas do bairro concentrando a devoção de diversas gerações de aracajuanos e visitantes. O governador Marcelo Déda, ao lado do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, mais uma vez participou do cortejo, na noite desta sexta-feira, 13, ao lado dos devotos do santo conhecido na tradição popular como ‘santo casamenteiro’. A procissão contou com um público estimado em 40 mil pessoas.
Segundo o arcebispo da capital, Dom José Palmeira Lessa, Santo Antônio atrai um grande número de fiéis pelo fato de ter, segundo a história, uma trajetória ligada aos pobres e à prática da caridade. "O grande número de pessoas que constatamos todos os anos é mais uma demonstração de fé e de ligação com os princípios que nortearam a vida de Santo Antônio. Ele é um santo presente no coração das pessoas, numa tradição que passa a sucessivas gerações", explicou o arcebispo.
Tradição secular
Na opinião do governador Marcelo Déda, a força da tradição reside na íntima ligação que a população demonstra com o berço da capital, que é o bairro Santo Antônio. "Aracaju nasceu sob a proteção de Santo Antônio e a população, mesmo um século e meio depois, faz questão de participar dos eventos religiosos do período junino, a exemplo das trezenas, e de acompanhar as tradições ligadas ao santo que talvez seja o mais popular da tradição católica brasileira", avaliou.
"O que vimos, mais uma belíssima demonstração de fé, numa festa onde Aracaju recorda o seu passado, percorrendo as ruas do seu bairro mais antigo em homenagem ao seu santo padroeiro. É uma festa muito bonita, com forte participação popular consolidando a importância dessa tradição na nossa capital", afirmou o governador.
Devoção
Segundo a coordenadora de Eventos da Paróquia de Santo Antônio, Ivanira Lemos Dória, a tradição ligada à história do bairro apresenta aspectos peculiares como a extrema devoção das jovens que buscam um casamento, que fazem questão de acompanhar todos os eventos realizados a partir do dia primeiro de junho, as chamadas ‘Trezenas de Santo Antônio’, onde as promessas feitas ao santo rotineiramente estão ligadas à busca de um pretendente.
Além disso, diversas demonstrações de fé são constatadas, como pessoas que sobem de joelhos a colina ou acompanham todo o cortejo de pés descalços. "Essas pessoas fazem tudo isso para demonstrar a fé que têm em Santo Antônio, que é fortalecida a cada ano", destacou a coordenadora.
Também acompanharam a procissão o prefeito deputado federal Jackson Barreto, a deputada estadual Conceição Vieira, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Sérgio Góes, a vereadora Rosângela Santana, o superintendente de Transportes e Trânsito da capital, Antônio Samarone, entre outras autoridades.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador acompanha tradicional procissão de Santo Antônio na capital – Foto: Márcio Dantas/ASN