[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O espaço Gonzagão, que é uma casa de eventos construída pelo Governo do Estado no ano de 1990, com o intuito de trazer apresentações que retratassem a cultura nordestina e sergipana para a população, traz este ano uma programação tipicamente sergipana, igualando ao perfil de valorização do artista local, promovido pelo Governo de Sergipe. A abertura dos festejos foi realizada na noite desta quarta-feira, 16.

“O Gonzagão já se consolidou na capital como um espaço que celebra a tradição e é acessível a todos. E esse evento já faz parte do calendário dos festejos juninos de Sergipe, pois traz apresentações de uma das principais características do São João sergipano: as quadrilhas. O evento de hoje já começou com todo gás e segue até o dia 29 com muito forró e animação”, afirmou o diretor do Complexo Cultural Gonzagão, William Conceição Santos.

A programação, que começou com a apresentação da Banda Naras, tocando o típico forró sergipano, reuniu centenas de pessoas que acompanharam a apresentação até o fim. “Este é um espaço tradicional, e é uma honra para a Banda Naras estar abrindo o São João aqui. A noite foi maravilhosa, com um público bastante animado e disposto a dançar muito forró”, relatou Paula Rafaele, vocalista do grupo.

Logo após a apresentação do grupo de forró, foi a vez das quadrilhas fazerem seu show. Primeiramente a tradicional Quadrilha Maracangaia, da capital, iniciou as apresentações. A quadrilha que já tem 25 anos de estrada, este ano faz uma homenagem aos santos juninos e chega para a apresentação com 52 membros. Raques Melo, uma das veteranas no grupo, se diz animada para os festejos deste ano, uma vez que a agenda do grupo está sempre lotada.

“Este ano a Maracangaia veio com muitas novidades, mas é claro, sempre mantendo a originalidade que é a alma das quadrilhas. Graças a Deus estamos com a agenda lotada até julho, o que só mostra o quanto nosso trabalho está sendo reconhecido pelo povo sergipano. Estar aqui no Gonzagão, na noite de estreia, é uma satisfação, afinal este é um dos berços da cultura popular sergipana, e nós fazemos parte desta cultura”, destacou a jovem.

Logo depois foi a vez da quadrilha Mastruz com Leite, da cidade de Laranjeiras, mostrar seu  trabalho. O grupo seguiu o tema ‘Plantar e colher no coração de São José’, contando um pouco da história do santo da fartura e da colheita da mais tradicional iguaria do período junino, o milho.

Para o presidente da quadrilha Mastruz com Leite, Carlos Alberto, este é mais um espaço que se abre para as quadrilhas e grupos musicais sergipanos possam se apresentar. “O São João deste ano será bem melhor do que o ano passado, pois a organização tanto da liga de quadrilhas, como do Governo do Estado, em nos dar assistência e nos convidar para um número maior de apresentações aumentou em 100%. Isso nos deixa muito felizes, em ver que somos reconhecidos e que temos espaços como estes para mostrar nosso trabalho”, assegurou.

Público

Formado em grande parte por pessoas da comunidade e das proximidades do conjunto Augusto Franco, o público não ficou parado durante as apresentações. Quando as quadrilhas tomaram seu espaço, a alegria era visível entre os presentes que aprovaram a iniciativa e a programação.

A dona de casa Marli Azevedo não escondia seu entusiasmo. Ela conta que mora há 30 anos na comunidade, e sempre que pode prestigia as apresentações no espaço cultural. “Temos que valorizar nossa cultura, afinal, fomos criados vendo isso e hoje percebemos que muitas coisas da nossa cultura estão se perdendo. Por isso, sempre que posso participo das festividades aqui no Gonzagão”, relatou.

Já o casal Maxilane Matias e José Matias, que brincavam animados com seu pequeno filho, Enzo, afirma que mesmo não morando próximo ao espaço estão sempre acompanhando as quadrilhas e os grupos sergipanos. “A festa está linda, e como estudo aqui perto e minha irmã canta em uma banda de forró, estou sempre acompanhando o trabalho dos artistas sergipanos”, ressaltou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.