Gestores são capacitados para melhorar distribuição de medicamentos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou na manhã desta segunda-feira, 14, a capacitação para gerenciamento de materiais dos gestores e funcionários de todos os Hospitais Regionais, Maternidades, Centros de Especialidade, Hospitais de Pequeno Porte e unidades de saúde sob o comando o Estado. A medida vai permitir que o Governo do Estado compre produtos de melhor qualidade, economize recursos, controle de modo mais eficaz os estoques de medicamentos e diminua consideravelmente a possibilidade de desabastecimento das unidades.
O evento acontece no auditório da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus/SE), sob o comando do farmacêutico Wilson Reinhardt, e faz parte do processo de qualificação continuada dos profissionais da saúde estadual, promovida pela SES através de uma parceria operacional realizada com a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
De acordo com a secretária adjunta da Saúde, Mônica Sampaio, os coordenadores, gerentes, chefes de farmácia e almoxarifado, enfermeiros e todos profissionais que lidam com os medicamentos e produtos utilizados no tratamento de pacientes estão agregando mais conhecimento e tecnologia aos seus processos de trabalho.
"Vamos conseguir manter uma memória do que consumimos, padronizar os insumos utilizados, evitar o desperdício de materiais por causa de prazos de validade e até mesmo os desvios de produtos, além de prever novas aquisições com antecedência. Tudo isso vai evitar os desabastecimentos das unidades hospitalares e a população só tem a ganhar", explicou Mônica.
Segundo ela, a Secretaria da Saúde tem um sistema informatizado para o gerenciamento de materiais. "Vamos construir agora um valor de uso para este sistema", disse Mônica. Depois da capacitação, que prossegue até esta terça-feira, 15, o consultor da Unifesp continuará o processo de aperfeiçoamento da gerência de materiais em Sergipe, auxiliando na organização das farmácias e almoxarifados de todas as unidades de saúde do Estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Gestores são capacitados para melhorar distribuição de medicamentos – Foto: Márcio Garcez/Saúde