[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O médico Josep Lluís Fernández, diretor do Consórcio Hospitalar da Catalunya (CHC), da Espanha, proferiu uma palestra para os secretários municipais de Saúde e coordenadores de Atenção Básica dos municípios sergipanos sobre a atenção primária como centro da organização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. O encontro aconteceu durante a reunião ordinária do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório do Mercure Hotel, em Aracaju.

A secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, fez a cerimônia de abertura do evento. Na ocasião, ela explicou que a SES fez uma parceria com o CHC para prestar consultoria aos gestores sergipanos da forma como funciona o sistema de saúde da Espanha, que atualmente é um dos mais resolutivos do mundo. “Nós estamos iniciando a implantação da Reforma Sanitária em Sergipe, e para nós é importante conhecer esse modelo da Espanha, que já tem 30 anos e está consolidado”, enfatizou a secretária.

De acordo com Rosana Apolônio Reis, coordenadora estadual do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), durante toda a semana o diretor do CHC conversou com os gestores da atenção básica da SES e dos municípios. “Nós da Atenção Básica da SES, apresentamos a ele a nossa política de saúde e o levamos para conhecer a rede nos municípios de Boquim e de São Cristóvão para ele ter uma ideia na prática de como funciona o SUS em Sergipe”, informou a coordenadora.

Josep Lluís Fernández fez uma análise histórica do seu país e explicou que o Consórcio Hospitalar da Catalunya está em constante transformação para continuar sendo resolutivo aos problemas da população. “Já estamos na reforma da reforma e estamos mostrando para Sergipe como funciona nosso sistema e como chegamos à situação de hoje”, disse o consultor.

Diferente do SUS no Brasil, onde o funcionamento do sistema depende da co-participação da União, Estados e municípios, o Consórcio Hospitalar da Catalunya é centralizado, sendo dependente somente do parlamento.

Opiniões

Para o médico do Programa de Saúde da Família (PSF) de Amparo do São Francisco, Rogério Gonzaga de Oliveira, é interessante a explanação do consultor porque demonstra a organização do sistema de saúde espanhol. “Estamos conhecendo o sistema de lá, e devemos tirar proveito para seguirmos como exemplo e preencher as necessidades da nossa atenção primária”, opinou.

Segundo Josimeire Maranhão, coordenadora da Atenção Básica de Salgado e especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, a Espanha tem uma grande estrutura. “Sinceramente, eu fiquei impressionada com o que ele apresentou. Lá eles têm uma rede ampla e organizada. Aqui nós precisamos ter mais conhecimento e organização, mas estamos caminhando bem nesse sentido, pois o Governo de Sergipe está se empenhando em melhorar o SUS no estado e prova disto é a preocupação da SES em formar uma parceria com este consórcio”, frisou Josimeire.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.