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Professores e gestores das 65 escolas da rede estadual que aderiram ao projeto Procedimentos de Qualidade na Escola (PIQ) tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre os avanços que este novo projeto, instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), vem promovendo no aprendizado dos alunos. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), e contou com a participação do consultor João Batista dos Mares Guia.
 
Coordenado pelo Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (Sepin) da Seed, o projeto tem como objetivo integrar a comunidade escolar no planejamento, execução e monitoramento de ações visando a melhoria da qualidade da educação e conseqüente aprendizado do aluno. De acordo com a diretora do Sepin, Leila Zilene de Farias Lemos, o PIQ trabalha não só as questões pedagógicas e administrativas, como também os espaços físicos das unidades de ensino.
 
“O PIQ é uma ferramenta de monitoramento sistemático das unidades de ensino. Observamos melhoria no ambiente físico das escolas que passou a ser mais agradável. Os alunos têm a necessidade de ter um ambiente escolar em que eles se sintam mais bem acolhidos”, disse.
 
O diretor da Asplan, Aristóteles Gomes de Oliveira, destacou a importância do intercâmbio para a troca de experiências entre os gestores. “Esse é o momento de avaliação e discussão do que foi feito. É um momento em que conseguimos apresentar os resultados exitosos, as dificuldades e nos planejar para as ações futuras. O PIQ é uma ferramenta de gestão que contribui cada vez mais para a melhoria do ensino nas escolas”, afirmou.
 
O consultor João Batista dos Mares Guia destacou que “esta é uma iniciativa da Seed de ouvir as escolas e as Diretorias Regionais de Educação, visando uma mudança cultural na administração das escolas. É uma interação que pretende fazer com que as escolas se organizem como um ambiente de aprendizagem. Para isso, precisamos utilizar a idéia de processos combinada com resultados. É preciso utilizar ferramentas como a formação continuada, o planejamento participativo, entre outras”, disse.

Avanços

Os diretores e gestores que participaram do encontro destacaram os avanços que o Projeto Procedimentos de Qualidade na Escola promoveu nas unidades escolares.”O PIQ nos ajudou bastante, tanto na questão da organização dos espaços físicos, como na questão burocrática e parte pedagógica. A gente agora acompanha bimestralmente os indicadores educacionais para detectar as disciplinas críticas, e fazemos uma roda de estudos com os professores para achar metodologias que melhorem a aprendizagem dos alunos”, disse Antônia da Conceição Macedo, diretora do Colégio Estadual Nelson Rezende de Albuquerque, do município de Gararu.
 
A técnica pedagógica da DRE-4, Ediane Souza, destacou que “o programa nos facilita organizar melhor o ambiente escolar. Além disso, nos dá melhores resultados em relação à avaliação e aprendizado dos alunos. O projeto faz com que as ações para solucionar os problemas existentes sejam mais dinâmicas”.
 
Já Aparecida Lacerda, pedagoga do Colégio Estadual Leonor Teles de Menezes, afirmou que esse programa permite que a escola sistematize todas as suas ações. “Agora visualizamos no ambiente físico, na participação dos alunos e da equipe da escola o resultado desse trabalho”, destacou.
 
PIQ

 
O Projeto Procedimentos de Qualidade na Escola tem como objetivo integrar a comunidade escolar no planejamento, execução e monitoramento de ações visando a melhoria da qualidade da educação. Implementado em 2011 pela Seed em 11 escolas da rede estadual, o programa foi expandido para mais 54 escolas, completando um total de 65 unidades de ensino.
 
O PIQ adota uma metodologia de monitoramento à distância, por meio eletrônico, com as equipes gestoras das unidades escolares, e presencial, por meio de visitas sistemáticas realizadas bimestralmente pelas equipes do Sepin e das DREs, em que são observadas as ações aplicadas pelas escolas para melhorar o aprendizado dos alunos.

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